Como criar uma rede Ad Hoc no Windows e para que serve

Algumas vezes para enviarmos arquivos de um computador para outro sem que um deles tenha uma conexão à internet - ou sem que haja um sinal Wi-Fi por perto - pode ser algo difícil. Mas, felizmente, mesmo tendo apenas um único computador com acesso à internet disponível, podemos, ainda assim, criar uma rede ad-hoc nele e acessar normalmente a web com o outro PC. Achou complicado? Veja abaixo como é simples de fazer isto em um computador com Windows.

windows-rede-ad-hoc-computador

Criando uma rede Ad-hoc para comunicação de computador a computador.

Há uma maneira prática e rápida de fazer isso e com as próprias ferramentas nativas do Windows. Se você tiver um aparelho com iOS ou Windows Phone será ainda melhor, pois poderá se conectar com estes dispositivos utilizando a rede criada. Vamos aos passos.

Primeiro, no seu computador com acesso à internet (pode ser o que tem uma rede cabeada desde que ele tenha uma placa wireless ou um adaptador de rede sem fio) vá em Painel de Controle e Central de Rede e Compartilhamento. Lá, escolha Configurar uma nova Conexão ou Rede e depois clique em Configurar uma rede Ad-hoc sem fio (computador a computador).

Após estes passos, você estará montando uma nova rede, portanto, digite um nome de identificação (SSID) para ela e deixe-a com o tipo de segurança ajustado para WPA2. No último campo, digite uma senha para essa rede (escolha uma senha difícil de ser descoberta) e clique em Próximo. Daí, aguarde que o sistema crie e configure a sua nova rede automaticamente.

Pronto. Com a rede devidamente já criada, siga para Alterar Configurações do Adaptador (no seu computador com acesso à Internet) e selecione o adaptador que conecta o seu PC à rede. Vá em Alterar as Configurações desta Conexão e Compartilhamento e, em seguida, marque a caixa onde diz Permitir que outros usuários da rede se conectem através da conexão deste computador com a internet. Dê Ok e pronto. A partir daí, você já poderá estabelecer conexão de um computador com outro, ou de qualquer um dispositivo móvel com Android, Windows Phone ou iOS.

Nos seus dispositivos móveis, é só ligar o sinal Wi-Fi, encontrar a rede, digitar a senha criada anteriormente e navegar.

Lembrando que uma rede Ad-hoc é útil para compartilhar dados, mas sua velocidade de sinal não se assemelha a de um ponto de acesso convencional, portanto, para que se tenha uma melhor qualidade é preciso que ambos os dispositivos conectados fiquem próximos um ao outro.

Este tutorial foi feito no Windows 7. Se ainda estiver com dúvidas, deixe-a nos comentários ok. Até mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.