Dicas para manter suas contas em ordem

Sempre que se aproxima o fim do ano, a tendência para comprar as coisas de que precisamos e para consumir é grande. Esta é a época de festas e também de dar presentes, para noras, esposas, filhos, pais, etc. Se não tivermos controle financeiro de nossa renda e salários, eles podem sumir rapidinho. Pensando nisso, segue abaixo algumas recomendações básicas (mas que todo mundo esquece) para manter as suas contas em dia. E não só para este período festivo, é útil também para o ano inteiro.

compras-contas-ordem-dinheiro-despesas

1 – Tenha uma reserva de emergência para despesas inesperadas; observe que imprevistos podem acontecer a qualquer momento e, se você não estiver preparado, poderá deixar de pagar compromissos e se endividar.

2 – Mantenha o dinheiro da poupança fora de alcance; a poupança só deve ser utilizada em último caso, para comprar aquilo que se planejou com antecedência ou para cobrir gastos emergenciais.

3 – Anote todos os seus gastos; tenha uma lista mensal detalhada para saber em que você está gastando seu dinheiro. Dessa forma, você saberá onde e em que precisará economizar mais.

4 – Se gastar mais em um item que deseja, tente gastar menos em outro; esta dica é para que você busque o equilíbrio nas contas e priorize apenas o que é essencial ao seu bem estar e o de sua família.

5 – Faça com que a família participe do orçamento; converse com os filhos, esposa ou esposo, envolva-os e motive seus familiares ou aqueles que dependem de você no seu plano de negócios. Se todos colaborarem nas despesas e economizarem, o resultado será melhor.

6 – Mantenha uma estratégia de vida (sem perder a qualidade dela) mesmo cortando despesas; há diversas maneiras de controlar o salário e os ganhos como, por exemplo, frequentar lugares mais baratos, buscar promoções nas empresas, consumir produtos similares e com um preço mais em conta, etc.

7 – Tente ter uma renda extra; use seus talentos naturais para conseguir um trabalho temporário menos cansativo e também rentável. Se sua agenda permite, por que não criar ideias para ter uma renda extra? Você pode, por exemplo, trabalhar com internet em casa.

Então é isso, amigos. Sejam equilibrados nas contas e boas festas.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.