Como descobrir programas que rodam ocultos no computador

Para fazer uma checagem rápida e descobrir programas que rodam em segundo plano – e geralmente ocultos - em seu computador, o Windows tem um utilitário básico: o Gerenciador de Tarefas. Porém, ele não explica bem quais são, para que servem e o que significam todos os processos e programas rodando escondidos em seu computador.

Só para lembrar: inúmeros vírus e malwares que infectam computadores no mundo inteiro tem como característica rodarem disfarçados e ocultos na máquina e, dessa maneira, roubarem silenciosamente senhas de e-mails e de contas bancárias. Para se prevenir sobre isso, é bom sabermos profundamente o que são esses processos ocultos no PC, e um bom software para conhecê-los é o System Explorer. Mais atuante e abrangente que o Gerenciador de Tarefas do Windows, ele tem sido eficiente em sua proposta. Vamos ver como ele funciona.

system-explorer-gerenciador-tarefas-processo-windows

Primeiro, vá ao site oficial e baixe o programa (caso seu PC esteja inutilizado, você pode baixar também a versão portátil do SE para rodá-lo direto de um pendrive) e, depois, abra a pasta dele no PC e dê dois cliques no programa System Explorer. Aceite os termos de uso e atribua à ele o acesso de administrador do sistema. Pronto.

Na primeira análise, o System Explorer compara os processos ativos do computador com seu banco de dados online e uma barra mostra o progresso da varredura. Ao terminar o processo, o System Explorer pode assinalar itens perigosos em sua máquina ou dizer que a análise não encontrou nada suspeito. De qualquer modo, clique em Veja os Resultados da Checagem de Segurança para abrir no navegador o que ele encontrou.

Com o programa aberto, clique na guia Segurança para mover para cima todos os processos desconhecidos. Se reconhecer um processo, deixe-o onde está, mas observe bem os itens que mostram nomes sem sentido nos campos Nome, Nome da Companhia e Descrição. Todos devem ser tratados com cuidados. Clique em Detalhes para saber mais sobre eles.

Clicando com o botão direito em qualquer um processo ou num programa oculto, abrirá uma infinidade de opções para saber mais detalhes e, também, para o que servem. Caso seja necessário, por achar suspeito um item, você pode parar, bloquear e até deletar o programa em uso na máquina a qualquer momento.

O System Explorer é um dos mais completos gerenciadores de programas e processos atualmente na internet. E ele ainda tem sintonia com o site Vírus Total, que permite saber se um processo escondido é ou não um vírus disfarçado. Então é isso aí, amigos! Use-o com sabedoria.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.