Os melhores sites de crowdfunding para você vender o seu projeto

O crowdfunding é um método que ganhou repercussão na web e é bastante usado para o financiamento coletivo de projetos ou ideias de pessoas anônimas. O negócio consiste no fato de que, por meio de um financiamento feito por várias pessoas, um projeto ou uma ideia, enfim, possa ser realizada. O crowdfunding é mais conhecido na Europa e EUA e, por aqui, é conhecido como aquela famosa "vaquinha" que as pessoas fazem para ajudar alguém, doar a instituições ou sustentar e viabilizar um projeto. O mais famoso desses sites no mundo é o Kickstarter.

Abaixo, conheça três sites de financiamento coletivo no Brasil. Você pode ajudar outras pessoas através deles ou, se preferir, criar um projeto ou uma ideia que seja sustentável, e enviá-la para receber auxílio.

Catarse

crowdfunding-financiamento-coletivo-projeto-ideia

O Catarse é um dos principais sites de crowdfunding e financiamento coletivo no Brasil. Em apenas três anos já arrecadou mais de 5 milhões de reais para vários projetos. Desde vídeos, livros, filmes e programas para pessoas carentes, tudo passa lá pelo Catarse. O método de arrecadação do site é simples. O idealizador envia seu projeto e fornece um prazo, uma vez alcançado o financiamento necessário, o site cobra 13% da quantia arrecadada. Não conseguiu todo o financiamento solicitado dentro do prazo? Não tem problema. Não haverá cobrança e o dinheiro será devolvido aos doadores.

Benfeitoria
crowdfunding-financiamento-coletivo-projeto-ideia

O Benfeitoria conta com projetos, ideias e iniciativas separadas por categorias. Você pode ver projetos sobre cultura, arte, saúde, educação, e muito mais. A diferença do Benfeitoria para os outros sites é que ele não cobra nenhuma taxa ou comissão por dinheiro arrecadado pelos projetos, vive exclusivamente de doações. E ganha também com suporte, produção e divulgação. Como nos outros modelos, você pode enviar sua iniciativa para lá e dizer qual o prazo que precisa para viabilizar seu projeto, aguardando as doações.

Kickante
crowdfunding-financiamento-coletivo-projeto-ideia

O Kickante é um dos mais abrangentes, pois abriga vários projetos de nível social e até grandes causas ambientais e humanistas. Aceita projetos inovadores de empreendedores em início de carreira. O modelo de seu negócio é o tudo ou nada, ou seja, se o projeto recebe o financiamento no prazo, então o idealizador fica com todo o dinheiro e o site cobra 12% da arrecadação. O projeto não recebeu todo o valor no prazo? Então o dinheiro será devolvido aos doadores. Existe também mais um modelo de taxação, que cobra daqueles projetos que arrecadaram dinheiro, mas não alcançaram o valor máximo solicitado no prazo. A opção final é do idealizador.

Lembrando à todos que não é qualquer projeto que é aceito por esses sites. Eles são analisados, apurados e, se houver viabilidade, então, seguem para a arrecadação. Você pode apenas doar ou ser também um empreendedor, mas entenda que criar projetos e receber apoio por isso, além de um meio de abrir empresas e subir na vida, deve vir acompanhada de uma boa dose de transparência no projeto. E deve ser honesto com seus incentivadores, afinal, esta é uma das garantias de seu sucesso.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.