Aplicativos e projetos de cidadania do Recife

Através de um concurso iniciado pelo governo do estado e por empresas privadas na Campus Party em 2013, ficaram conhecidos, finalmente, os vencedores do projeto CidadãoInteligente.Rec. Uma competição que premiou os melhores aplicativos e plataformas para a melhoria da cidade do Recife e outras cidades de Pernambuco. Veja abaixo alguns dos aplicativos e projetos que foram premiados por esta iniciativa. Todos foram criados exclusivamente por desenvolvedores pernambucanos.

aplicativo-projeto-cidadania-recife-pernambuco

Cidadão Recifense criado pelo professor da UFRPE, Kellyton Brito.

O projeto Cidadão Recifense, além de fornecer uma visão detalhada dos gastos da prefeitura e dos gastos das secretarias do governo do estado, também indica quais são os serviços públicos relevantes na cidade com base em sua localização, como, por exemplo, as universidades, hospitais, escolas, etc.

Doe Recife criado pelo estudante de Ciência da Computação, Heitor Nascimento, e a designer Renata Veiga.

O Doe Recife é um aplicativo que auxilia os usuários a encontrarem ituições que recebem doações e faz a ponte entre eles. Por meio do app, é possível escolher o que você quer doar, desde livros, brinquedos, matériais de limpeza e uma infinidade de outras coisas. Lembrando sempre que doações podem ser abatidas em sua declaração anual do Imposto de Renda.

VacinaREC criado pelos estudantes do CIN-UFPE, João Marcelo, Edvar Xavier e Mozart Santos.

O VacinaREC é um aplicativo útil para lembrar aos pais a data de vacinação dos filhos. Ele envia lembretes por e-mail, SMS e ligações telefônicas. O app também avisa qual o posto de saúde mais próximo de sua residência e em qual posto você pode encontrar a vacina que precisa. Disponibiliza ainda o telefone de contato do posto para você tirar as dúvidas.

Don! criado pelos estudantes Felipe Angeras e Rafael Santos.

O Don! é um projeto que também incentiva a prática de doações, mas um pouco diferente, pois é possível criar grupos de doadores. Quem aceita participar do grupo indica o que quer ou que vai doar e, por meio do projeto, conhece outros doadores, interage com eles e cria um projeto em comum com base no auxílio à pessoas carentes.

PeerSquare criado pela estudante de Ciência da Computação da UFPE, Déborah Santana.

Através da página do PeerSquare, o usuário visualiza as praças da cidade em um mapa interativo e vê quais os eventos cadastrados no lugar. Além disso, pode criar eventos ao ar livre com quem quiser, formando grupos para troca de conhecimento e informação e também para os famosos rolezinhos.

Então, é isso aí. Para conhecer todos os projetos vencedores criados por pernambucanos, visite o site CidadãoInteligente.Rec

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.