Aplicativo de Libras de PE ganha prêmio na ONU

No ano passado foi lançada uma plataforma inédita de comunicação online com a proposta de promover mais acessibilidade para os surdos. Trata-se do ProDeaf. É um projeto criado por um grupo de quatro estudantes de computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre eles um com deficiência auditiva.

prodeaf-surdos-mudos-aplicativo-web

O projeto chamou tanta atenção que, de início, ganhou investimentos da Telefônica, patrocínio da Bradesco Seguros e, em seguida, foi premiada pela Microsoft no Imagine Cup. Recentemente, ganhou ainda mais um prêmio: o de aplicativo especial pela ONU.

O ProDeaf é um tradutor de websites, videos e falas para Libras, o editor de sinais para surdos. O aplicativo representa um dicionário de Libras para o português mas faz também o caminho inverso. Com o app o deficiente auditivo entenderá tudo que o ouvinte falar, pois sua voz será convertida para a linguagem de sinais. 

De acordo com a Proativa, a desenvolvedora do ProDeaf, inicialmente ele foi lançado com uma base de mil sinais, mas em pouco tempo se tornará o maior dicionário de Libras digital, pois possui uma proposta colaborativa. Ou seja, todos dentro da comunidade se ajudam mutuamente como numa rede social.

O Prodeaf pode ser baixado gratuitamente para seu tablet ou smartphone e, assim, promover uma comunicação muito mais eficiente entre as pessoas. Uma excelente ideia, de nordestinos para o mundo.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.