A Internet ajuda ou atrapalha o ambiente de trabalho?

Uma pesquisa feita recentemente sobre a internet pela Webtrate, um site relacionado a criação de software e aplicativos para as empresas, revelou que acessar a Internet no ambiente de trabalho aumenta a procrastinação dos funcionários e diminui consideravelmente os níveis de produtividade das pessoas.

Em minha opinião, há controvérsias nisso. Por exemplo, se você perguntar aos funcionários do Google, eles lhe dirão que a Internet nunca atrapalha, só ajuda. Sem falar que há empresas que proíbem o uso indiscriminado da internet em seus ambientes. Entretanto, vamos conhecer um pouco mais desta pesquisa.

webtrate-ambiente-internet-bloqueio

A Webtrate é um site de apoio motivacional para os funcionários no ambiente de trabalho das empresas. Na pesquisa realizada, ela questionou mais de 2500 funcionários de empresas de variados setores. 63% das pessoas admitiram que ficavam distraídos - ou muito distraídos - com o recebimento de alertas e e-mails ou mensagens das redes sociais. 36% delas reconheceram que o chat online e a troca de mensagens no Facebook e Twitter, entre outras redes sociais, lhes custavam uma hora de produtividade diária. Já outras, com o receio do que pensariam seus patrões, omitiram-se.

Por essa ótica, o quadro é mesmo preocupante. É como se a internet mais atrapalhasse do que ajudasse no trabalho dos funcionários. Tirando aquele pessoal que já trabalha com web – ou com ideias e serviços na web -, o resto (todos) estariam em ritmo de baixa produção.

Algumas empresas, como já dissemos, proíbem o uso da rede durante o horário comercial, e outras, preferem colocar regras a serem seguidas - sob pena de advertência, multa e até demissão. Tudo isso pode ser necessário, mas é preciso observar que o principal elo da relação empresa-consumidor são as pessoas, portanto, elas precisam serem instruídas a se relacionar com a tecnologia e a web no ambiente de trabalho.

E-mail profissional é e-mail profissional, não é e-mail para uso pessoal. As pessoas precisam entender isso. E com a proliferação de smartphones e tablets, hoje, as pessoas podem trabalhar em qualquer lugar do globo, daí, essas instruções têm que ser normas admitidas e aceitas nos contratos trabalhistas.

webtrate-ambiente-web-bloqueado

A Webtrate, autora da pesquisa, é uma empresa criada pelo arquiteto, Will Little, e sua proposta comercial é criar serviços e aplicativos para aumentar a produtividade dos funcionários nas empresas e reduzir suas distrações na web. Vale a pena conhecer sua pesquisa.

Porém, se você pesquisar e tentar acessar o site da Webtrate, provavelmente, o seu navegador lhe dirá que se trata de um site contendo malwares (o site reúne serviços que bloqueiam o uso da Internet), obviamente, a decisão de continuar ou não será sua ok (esse é apenas um aviso). Até mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.