Como criar um relatório de energia no Windows 8

Quando o Windows começa a dar pau é comum fazermos um diagnóstico utilizando as próprias ferramentas do sistema operacional, como o verificador de discos e o serviço de diagnóstico da memória. Também passamos, em seguida, a usar o antivírus e o anti-spyware em busca de vírus e malwares que podem estar rodando oculto no sistema. O que não nos damos conta é que a bateria (no caso de notebooks e laptops) também pode estar comprometida. Se este for o caso, existe uma forma fácil de identificar. Veja como fazer isto no Windows 8.

prompt-comando-windows8

O processo aqui se dá quando realizamos um diagnóstico da energia do sistema e emitimos um relatório. Achou complicado? Não, não é, veja como é simples. Antes, porém, entenda que um relatório completo das condições de energia de seu sistema – e da bateria de seu notebook como um todo – é um recurso útil e prático, para testarmos a sua duração em determinado período de tempo. E, igualmente, para sabermos o que pode estar desgastando a performance do computador.

Para gerar este relatório no Windows 8, faça o seguinte: pressione a tecla com a logo do Windows em seu teclado para entrar na interface Metro, em seguida vá até a parte superior direita e na barra de pesquisa digite CMD (veja imagem abaixo). Clique no resultado que aparece com o nome Prompt de Comando para iniciá-lo, e nele escreva powercfg/batteryreport. Depois, dê enter.

pesquisa-windows8-prompt-comando

Após isso, o Windows 8 vai gerar um relatório das condições atuais e um histórico completo do sistema de energia de seu computador. Vai mostrar desde quando você o ligou pela primeira vez até agora. O arquivo será salvo numa pasta em que o próprio Prompt indicará na tela.

Neste relatório, você saberá, por exemplo, quando foi e quais foram as vezes em que o seu notebook esteve ativo ou em suspensão. Verá o que pode estar acarretando "problemas estranhos" e encontrará uma estimativa de duração da bateria. Esta estimativa, por exemplo, pode ser interessante para aqueles casos em que você está sem o carregador e precisa saber por quanto tempo ainda seu note vai se manter vivo – útil, portanto, para quem viaja bastante.

Pois então é isto aí. Como viram, esta é uma dica bem simples e eu espero que seja útil. Até mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.