Os melhores serviços de backup online com criptografia de dados

Quem já conhece os serviços de backup na nuvem do Dropbox ou Google Drive, sabe o quanto eles são ótimos, porém, o que eles não fornecem é o backup com criptografia dos arquivos, um recurso importante e útil que garante que somente nós teremos acesso à esses arquivos. Eu testei aqui alguns serviços de backup online e posso afirmar que os três programas apresentados abaixo foram os melhores nos meus testes. Por isso, nesta categoria específica, são os que eu recomendo.

Quem conhecer outro bom serviço de backup na nuvem pode dizer aí nos comentários ok. Aqui no blog, além de falar das especificações e recursos que cada um tem, eu afirmo que foram exaustivamente testados e, por isso, estão aprovados. Vamos à eles.

CrashPlan

crashplan-armazenamento-nuvem-criptografia-dados

O CrashPlan tem uma versão grátis que só faz backups em meios físicos, porém, a versão paga (que eu recomendo) garante as cópias tanto na nuvem como em discos externos e computadores. Os planos de pagamentos do serviço variam de 3,96 (individual) a 8,96 (familiar) dólares mensais. O bom é que o armazenamento oferecido é ilimitado e não há restrições quanto ao tamanho dos arquivos. O CrashPlan faz backup incremental e diferencial (apenas alguns arquivos) de modo contínuo e permite agendamento e pausas em situações inusitadas como, por exemplo, bateria fraca ou redes wi-fi específicas. O serviço também trabalha com restaurações de arquivos e de sistemas, e todos os seus backups são protegidos com criptografia tanto no envio como no armazenamento dos dados. O CrashPlan retém ainda versões novas e antigas de arquivos ilimitadamente. É um dos melhores.

Carbonite
carbonite-armazenamento-nuvem-criptografia-dados

O Carbonite opera com planos (o mais barato deles fica por 59,99 dólares), não restringe o tamanho dos arquivos e oferece armazenamento ilimitado em sua conta. O seu plano simples, com um único pagamento anual, protege apenas um computador. Já nos planos avançados (e mais caros), o serviço oferece backup em meios físicos e espelhamento, além do backup automático de vídeos e recuperação de dados por email. O serviço pode ser testado por 15 dias gratuitamente e é fácil de configurar e usar. Você pode selecionar alguns arquivos específicos para cópia, deixar tudo no processo automático do Carbonite e gerenciar a criptografia. Há recursos de sincronização e compartilhamento de dados, e o Carbonite também tem um app para Android e iOS.

BitCasa
bitcasa-armazenamento-nuvem-criptografia-dados

O BitCasa se assemelha muito com o Dropbox e o Google Drive, mas tem um diferencial. Ao fazer o backup dos arquivos, ele "espelha" qualquer pasta do computador com a nuvem. Basta que você selecione a pasta e pronto. Dessa maneira, qualquer modificação feita nesta pasta ocorre também com a pasta espelhada em seu serviço na nuvem. O BitCasa faz o backup de qualquer pasta e até do sistema completo de seu PC. Mantém um incrível sistema prático de backups que garante recuperar qualquer arquivo ou pasta antigas, mesmo aquelas que já tenham sido modificadas. Ele também usa criptografia e a versão gratuita do serviço oferece 10 GB de espaço. Há planos que vão de 1 TB, 5 TB a ilimitado, mas são pagos, e há, igualmente, aplicativos para Android e para iOS.

Resumindo, se você necessita manter seus arquivos criptografados e seguros em um bom lugar, seja em mídia física ou na nuvem, os programas citados são uma mão na roda pra você, representam o que há de melhor. E, na verdade, a gente nunca sabe mesmo quando vai precisar de backups não é?

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.