Dicas para evitar a Espionagem Digital

Nesses tempos de espionagem digital a la Barack Obama aumenta sempre o debate sobre nossos dados online. Hoje, por meio de smartphones e tablets, estamos mais conectados do que nunca à Internet. E compartilhando não apenas informação, mas também fotos, vídeos, arquivos, mapas de nossa localidade e uma enorme quantidade de dados que podem fornecer a pessoas maliciosas nossas informações pessoais e estratégicas.

dicas-privacidade-online-espionagem-digital-

Recentemente, houve um amplo debate no CGI (Comitê Gestor da Internet) sobre este assunto. O comitê é uma entidade oficial no Brasil que visa ensinar às pessoas a navegar com mais segurança na web. E o debate (muito bom!) que tive a oportunidade de participar por videoconferência foi bastante produtivo.

Independente da vontade de, hoje, a presidenta Dilma querer criar um sistema de e-mails seguros para os brasileiros, esta proposta já existia na instituição. No Cert.Br, um braço do CGI, há uma cartilha sobre o tema defendendo a privacidade e ensinando a se prevenir da bisbilhotagem digital. Acesse-a aqui.

Eis alguns pontos que foram abordados e discutidos no debate:

1 - Informações pessoais devem ser tratada com muito cuidado. E isto não se resume apenas a ter um antivírus no PC, a senhas, contas em banco, emails, documentos, navegação e etc.

2 - Criptografia é essencial. Àos internautas, procurem sempre quando enviar documentos pessoais ou arquivos relevantes usar a criptografia, e exigir também que a outra ponte que recebe a use.

3 - O internauta precisa ter em mente que deve conhecer as políticas de privacidade, os termos e as condições de uso de todos os softwares e aplicativos que decidir usar. Além de, também, avaliar antecipadamente as recomendações positivas e negativas que foram dadas sobre esses programas.

4 - É importante fazer backups e usar criptografia para seus dados, mas, mais importante ainda, é associar-se à uma empresa séria que saiba preservar esses dados. Se for guardar seus dados na nuvem, por exemplo, certifique-se de escolher uma empresa idônea, capacitada, e fique bem atento ao contrato e aos termos de uso dos serviços dela.

Por fim, e mesmo com todos os cuidados, entenda que você ainda estará correndo riscos na web. Isto porque, uma vez que "caiu na web" (seja uma imagem, vídeo ou um documento) é quase impossível a exclusão. Por isso, a regra principal e muito recomendada pelos especialistas é que você só deve fornecer seus dados pessoais à empresas e pessoas reais em encontros pessoais e ao vivo. Ainda hoje, não foi criado nada que pudesse definir a web como um lugar seguro. Portanto, deve-se sempre agir com cautela para prevenir possíveis danos.

Outras informações sobre o tema em torno da "privacidade na web" você pode assistir aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.