Como restringir o acesso das crianças no iPhone e no Android

Nós, adultos, algumas vezes nos surpreendemos com a facilidade com que as crianças usam as novas tecnologias. Hoje, até bebês aprendem rápido como desbloquear a tela de tablets e celulares. Crianças com pouca idade já sabem abrir jogos, executar vídeos e ouvir músicas em qualquer dispositivo móvel. Apesar disso, no entanto, como tudo que é relacionado à crianças é preciso ter cuidado - principalmente para que eles não acessem conteúdos inapropriados quando estiverem usando estes gadgets -, e por isso devemos restringir o acesso dos menores de forma segura nos aparelhos móveis. Veja abaixo algumas dicas e configurações que devem ser feitas em um iPhone e um smartphone Android, para que seus filhos não acessem o que não deve.

iphone-acessibilidade-controle-crianças

O iPhone desde a versão 4 já vem com um sistema nativo de controle e privacidade. No telefone, vá em Configurações, Geral, Restrições e veja que há uma série de serviços e aplicativos que podem ser bloqueados ou liberados. Na tela de Restrições, em Conteúdo Permitido, você pode, por exemplo, proibir o download de apps da App Store ou de qualquer outro aplicativo que já esteja instalado - lembrando que ao bloquear um app ele não aparece na tela inicial. No iPhone, também é possível classificar os aplicativos pela faixa etária, assim como vídeos, filmes, músicas, fotos e programas de TV.

Por segurança, o aparelho dispõe do modo Acesso Guiado, que nada mais é que uma opção para manter a criança somente em um aplicativo (um game, por exemplo), impedindo que ela acesse outros apps ou mesmo vá a tela inicial. Para ativar esse modo Acesso Guiado, faça o seguinte: vá em Ajustes, Geral, Acessibilidade e Acesso Guiado. Lá, configure uma senha no item Definir Código. Com este recurso ativo, abra um aplicativo para o seu filho, aperte o botão Home três vezes e em seguida o botão Iniciar. Pronto, ele agora poderá jogar a vontade que não tem acesso as outras opções e recursos do telefone.

kids-place-aplicativo-android-crianças

O Android na sua mais recente versão (4.3) vem com um sistema de multi-acesso para vários usuários e uma única conta de administrador que se enquadra muito bem nesses casos. Eu tenho aqui um Nexus 4 e já uso a nova versão, mas ainda existem muitos aparelhos no Brasil que não vem com o novo sistema. Então, nesse caso, para não permitir o acesso dos menores no dispositivo deve-se usar um aplicativo de terceiros, que pode ser baixado gratuitamente na Google Play. O que recomendo é o Kids Place.

O Kids Place (imagem acima) faz com que o uso do smartphone pelas crianças seja divertido e seguro. Além de bloquear chamadas, downloads e compras de aplicativos, o aplicativo tem uma interface adaptada para o uso dos pequenos, com planos de fundo e ícones grandes. Fácil de configurar e mexer, no app tudo fica protegido com uma senha. Os pais podem escolher quais os aplicativos que os filhos irão usar e o Kids Place ainda determina um horário para o término da brincadeira. Além disso, o Kids Place bloqueia o botão "Home" nos aparelhos Android, evitando que as crianças cliquem nele e acessem a tela inicial. Útil, portanto. Baixem e experimentem.

Por hoje é só. Até a próxima.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.