Lenovo ou Dell: Qual o melhor Notebook?

Nesse inicio de ano eu resolvi dá um update no meu computador de casa. Como ele estava velhinho com quase três anos de uso pedia urgente uma atualização. Resolvi então comprar um bom notebook. Pesquisando por marcas na Net encontrei dois: um Lenovo z470 e um Dell XPS. Ambos tinham a configuração que eu queria e ambos atendiam ao meu propósito: o trabalho.

dell-lenovo-ibm-notebook-suporte-tecnico

Ao fazer um test drive com ambos, fiquei encantado com o Lenovo z470. Era sensacional. Os comandos e tudo o mais nele respondiam muito rápido. O Dell, no entanto, também não ficou atrás. E, apesar de ser 200 reais mais caro que o Lenovo, tinha uma boa resposta. Decidido pelo Lenovo, porém, antes de fechar negócio, resolvi fazer uma última pesquisa na Net sobre ambos os modelos, e perguntar também a opinião de amigos nas redes sociais - gente que já usava as marcas.

Qual não foi minha surpresa ao saber que a Lenovo – empresa que tem o know how de ser a antiga IBM, uma marca considerável no que diz respeito à computadores no mercado – é simplesmente péssima em seu atendimento pelo suporte técnico. Relatos incríveis de pessoas que precisaram do apoio técnico reiteravam o descaso e o desrespeito com que eram tratados pelo suporte. As pessoas diziam que ficaram com o aparelho parado por quase dois meses (sem trabalhar com ele) esperando uma resposta da assistência que sempre as enrolava, enrolava, até dizer que a culpa do defeito no produto era do cliente (mesmo eles provando que não houve "mau uso"), e que não iria ressarcir o prejuízo do consumidor.

À primeira vista pensei até que fosse alguém da concorrência falando mal da Lenovo (antiga IBM), mas não era. Amigos de longa data me expuseram o mesmo. Outros ainda diziam: "Os notebooks da Lenovo são bons, parrudos, de ótima performance, etc, o problema é quando você precisa da assistência técnica deles, aí amigo, é sofrimento"...

É obvio que eu não compraria um novo note pensando em levá-lo na assistência (a minha idéia de comprar um bom notebook era justamente para passar uns dois anos ou mais com ele no batente), mas também é evidente que eu não poderia prescindir de ter um bom suporte técnico do produto se um dia precisasse.

Enfim, optei pelo Dell. E a questão não era nem o seu preço, mas o fato de que quando ligamos na assistência da Dell os profissionais de lá já sabem do que estamos falando. A questão era mesmo o atendimento respeitável ao consumidor.

Fica difícil pra mim entender como uma empresa já consolidada no mercado como a IBM- Lenovo ainda preste um suporte técnico tão ruim. Seria aquela velha história de que ao chegar num alto nível de market share algumas empresas começam a relaxar e a descuidar dos pequenos clientes?

Não sei, mas se for, eles estão queimando a própria imagem.

16 Comentários:

Susana disse...

Oi, Neto. Quanto tempo!!! Trabalhei muito o ano passado e nem tempo pra net eu tive... esse ano não será diferente, mas acho que conseguirei acessar a com mais facilidade. Ando atrás de um not também, e suas dicas são ótimas, ainda bem que não comprei nenhum. O que está achando do novo not? Realmente é bom? Depois me passa por e-mail as configurações.

Anônimo disse...

Comprei um Lenovo G470 Core i5 e não me arrependo. O notebook é muito bom, inclusive é até resistente a quedas (rsrs) pois deixei ele cair de uma altura considerável e não houve nenhum dado nele. Em relação ao suporte técnico lenovo, este está entre os melhores, perdendo apenas (na minha opnião) para a Dell, porém se você necessitar de suporte técnico em no máximo 15 dias o técnico da IBM está em sua casa para fazer o devido reparo!

Paulo disse...

há se eu ficar 15 dias sem um not.... tenho vários computadores dell e todos com garantia de atendimento no próximo dia util. Já precisei usar essa garantia e realmente funcionou. Nenhuma máquina é perfeita, mas o fornecedor precisa ser rápido para solucionar qualquer problema. há uns 6 meses, eu tinha comprado um not vostro, com uns 30 dias de uso o hd começou a "bater" era uma sexta feira lá pelas 16hs, liguei pro suporte, o diagnostico remoto levou uns 20 minutos, identificado o problema me informaram que o técnico traria um novo hd pra trocar. na segunda feira as 8:20hs o técnico estava no meu escritório trocando o hd. continuo cliente dell a mais de 10 anos.

Anônimo disse...

Cuidado com a DELL eles não tem material de manutenção no Brasil e alguns problemas demoram 20 dias uteis ou mais

Anônimo disse...

Estou querendo comprar um notebook, mas estou em dúvida entre dois modelos como abaixo alguém pode me ajudar a escolher pois meu uso não para jogos somente trabalho.
Meu receio é a questão de suporte técnico, pois tenho um dell vostro 5450 a mais de 5 anos e nunca quebrou e a lenovo está chegando agora no Brasil.

Dell Latitude 15 serie 3000 R$ 2.600,0
processador i5
6 gb ram
750 hd

Lenovo Z400 R$ 1.998,00
8 gb ram
1tb HD

Unknown disse...

Olha sempre comprei notebook da Dell. Porém tive que esperar uns 20 dias, para chegar a placa mãe do meu inspiron 14 R
Disseram que estava retida na alfândega.

Unknown disse...

Manga,

A Lenovo tem alguns produtos melhor acabado que a Dell, mas no quesito suporte ela não é tão boa. O computador Lenovo, com essas configurações que você apresenta aí, está com um preço bom. A decisão, evidentemente, vai depender do que você quer fazer com seu note (se não vai jogar, não precisa ser tão parrudo).

A questão central da Lenovo, para mim, foi só na falta de suporte, mas geralmente seus PCs e Notebook são bons para uso.

Mateus disse...

Obrigado pelas dicas galerinha, acho que vou comprar um Lenovo com processador core i7...valeuuuu..

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual o melhor! Estou mais em dúvida ainda!!!

Anônimo disse...

A Dell não tem suporte no Brasil, a Lenovo (antiga IBM) também falha na assistência técnica...estou ficando com medo...

Mateus disse...

Amigo a Dell parece ser boa mas o suporte é fora do Brasil ai e ruim pois caso haja a ter algum defeito vc esperaria semanas a ter seu Dell novamente, ja a Lenovo muitos falam mal que o atendimento e pessimo mas veja pelo lado bom é a antiga IBM a maior fabricante de computadores do mundo e vai por mim se eles fossem tão ruins assim eles não vebderiam muitos produtos e nao seriam a maior fabricante do mundo, mas a assistencia tecnica deve ser boa eu acho, então eu ficaria com um Lenovo...essa é minha opinião amigo valeuuuuuuuu...

Unknown disse...

Sempre comprei notebook da Dell e já precisei da assistência técnica em 3 ocasiões em virtude de queda e outros probleminhas e em todas as vezes me atenderam e resolveram o problema em 48 horas na minha própria residencia.

Anônimo disse...

Nunca mais compro dell barebone ridiculo, mal acabamento geralmente desgastam e mancham em pouco tempo teclado porco não aguenta o trampo. O melhor notebook que tive foi um gateway tem mais de 6 anos e o teclado ainda esta ótimo acabamento perfeito, suporte só funciona na garantia depois você ta ferrado para mandar arrumar.

Denis disse...

pessoas, estou querendo um not novo eu tenho um positivo a 6 anos core2duo t5750, 3gb ram, 250hd, aguentou totos esses anos no pau, casa, trabalho, faculdade, quedas enfim ta bom mas agora quebrou uma haste ele ta com a pintura já gasta perto o teclado mas funciona muito bem, a memoria hd já ta lotada s´isso mas to querendo um novo pensei nesse da lenovo. Ultrabook Conversível 2 em 1 Lenovo Flex com Intel Core i3 4GB 500GB 8GB SSD LED HD 14" Touchscreen Windows 8 R$1,800.00 OU Notebook Ultrafino HP Pavilion 14-N020Br com Intel Core i5 4GB 500GB LED 14" Windows 8 R$1,700.00
O que vcs me falam desses not???
QUAL???

Elaine Perelló disse...

Nao há o que me queixar da Dell. O meu esta completando 5 anos hoje, a unica coisa que comprei para ele foi a bateria. Atendimento perfeito, rápido. , a detalhe só formatei 2 x. Fica ligado dia e noite meu notebook. Excelente.

José Osvaldo disse...

Foi bom ler o comentário de J. Neto comparando Lenovo e Dell. Para mim o suporte pós venda é decisivo. Nada adianta comprar o "melhor" produto se a assistência deixa a desejar. Por isso também estou optando mais uma vez pela Dell porque já tive produtos Dell e nunca me decepcionei. E mais: a extensão de garantia até mesmo para derramamento de café no teclado funciona de verdade.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.