A falta de respeito das empresas com o consumidor

É muito comum que empresas se omitam ou ocultem suas informações ao público. Isto é mais comum do que se imagina. A história está repleta de casos de empresas que, aparentemente, estavam bem e em seguida quebravam, pediam concordata ou abriam falência. Procure no Google, por exemplo, por "empresas recentes que quebraram".

Mas, independente de querer saber da saúde financeira de uma empresa, eu acredito que o consumidor e o usuário de seus produtos – principalmente aquele que é fiel à ela e a sua marca – tem o direito de saber direitinho o quanto paga, quais são as taxas reais ou como se dá este processo de compra e venda de seus serviços. Os contratos nem sempre são assim tão transparentes.

empresa-transparencia-consumidor-telefonia-brasil

Para dirimir essas duvidas, já está no Congresso Brasileiro um projeto de lei que obriga as empresas a serem mais transparentes e respeitosas com o consumidor. Trata-se da lei 4442/12Embora haja o lobby de algumas pessoas interessadas em não vê-la em pauta, é urgente que o congresso a coloque em discussão e em plenário para votação. Considero este projeto de lei um avanço na relação entre a empresa e o consumidor, e principalmente por se tratar das empresas telefônicas no Brasil que, hoje, são as campeãs em reclamação nos Procons.

E ao amigo que é usuário de internet banda larga de uma dessas empresas, a Anatel também disponibilizou um website para que você faça a medição da velocidade de sua internet. Você se surpreenderá ao ver que nem sempre a velocidade contratada é a velocidade que você tem. Para ver vá aqui. Este é apenas mais um exemplo do descaso no tratamento.

Se houvesse mais respeito das empresas para com o consumidor não seria necessário criar leis como estas, mas, infelizmente, aqui é Brasil, portanto, não vivemos num mundo ideal.

Em tempo: o projeto de lei obriga as empresas de telefonia a enviar detalhes completos sobre as contas telefônicas aos usuários, e prevê que qualquer mudança em planos e regras nos contratos seja explicitada em documentos escritos que devem ser entregues aos consumidores 30 dias antes de entrar em vigor. 

1 Comentários:

Anônimo disse...

Venho, por meio desta, deixar clara a falta de respeito da Sky.
para com os seus consumidores.
recebi uma ligação da Sky oferecendo um pacote de 138 canais no valor de 45,95 por mês.Aceitei, no dia 09/02/2014,e efetuei o pagamento com cartão no mesmo dia.no dia 13 01 2014 A instalação foi feita pelo técnico Valdir no dia seguinte (hoje)liguei para 10611 informando que tinha sinal dos 138 canais e para minha surpresa o atendente disse que esse pacote não existia e que o valor real que tenho que pagar e de 109 reais por uma coisa que não vale a pena e resumindo fui enganada e comecei a ligar para fazer o cancelamento.fiquei no telefone por 2 hora e 30 minutos quando conseguir falar eles desligaram o telefone na minha cara por varias vezes total falta de respeito com o consumidor, 72hs ou devo procurar a Anatel e o Procon pra que o respeito seja devidamente prestado ao consumidor. Antes de contratar a Sky é extremamente importante pesquisar reclamações sobre a asistencia, se tivesse feito isso provavelmente eu Angelica não estaria passando por isso agora. Espalhe essa reclamação....

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.