Como recuperar o seu notebook roubado

Uma das coisas mais incômodas que pode nos ocorrer é, por exemplo, perder ou ter o seu notebook roubado. E isto se torna ainda pior quando você trabalha com o notebook e armazena nele dados importantíssimos. Felizmente, isso não me ocorreu, mas foi pensando na hipótese que resolvi fazer uma pesquisa. Descobri então que há no mercado vários softwares e bons programas que são capazes de recuperar um notebook perdido ou roubado. E é possível ainda - e até - identificar o ladrão.

Veja abaixo uma seleção dos melhores programas que encontrei para este fim. No total, foram seis programas que testei e, de todos, estes aí, são os que recomendo.

LoJack

lojack-programa-rastreamento-notebook-laptop

Entre no site da LoJack para ver o mapa da localização do seu dispositivo perdido ou roubado. As guias desse ótimo programa dividem o resgate de seu notebook em quatro passos: localizar, bloquear, deletar e recuperar. Locate (localizar) mostra a localização de seu note em um mapa. Lock (bloquear) permite deixá-lo completamente inutilizável até você poder recuperar. Delete (excluir) remove e apaga seus principais arquivos remotamente, mas também existe a possibilidade de recuperá-los (Recover) depois. Com a função de rastreamento da LoJack habilitada é possível também criptografar arquivos e pastas remotamente. Esta foi uma das soluções testadas que mais me agradou.

Prey
prey-programa-rastreamento-notebook-laptop

Um dos atrativos do Prey é a facilidade de mexer nas configurações do programa – há botões deslizantes semelhante aqueles encontrados nos dispositivos iOS – e a interface limpa e intuitiva do seu painel de controle. Um diferencial do Prey é que, quando seu notebook é dado como "perdido" ou "roubado", ele te envia constantes relatórios sobre o paradeiro do aparelho por e-mail. Assim como os outros, o Prey também deleta e inutiliza seus arquivos remotamente, podendo recuperá-los depois. O legal é que o programa ainda pode criar um bloqueio na inicialização para travar o notebook. Muito útil.

The LaptopLock
thelaptoplock-programa-rastreamento-notebook-laptop

O LaptopLock, como o nome já diz, se concentra em proteger suas informações caso seu notebook seja perdido ou roubado. A proteção do programa vem em três partes. A primeira é na segurança dos arquivos. A segunda é a notificação que permite enviar mensagens à você ou executar sons no aparelho caso ele esteja em outras mãos. A última parte é a possibilidade de selecionar qualquer um programa no notebook para abri-lo remotamente. Dessa forma, você tem a oportunidade de rodar o programa de rastreamento ou uma ferramenta que ativa a webcam e publica as fotos que tira na web. Excelente.

Como disse acima, existem outras ferramentas, mas, para mim, com qualquer uma das citadas aqui você estará bem servido. É óbvio, entretanto, que eu espero que você não precise de nenhuma delas. Até mais.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Fui roubada e levaram meu notebook. O que posso fazer visto que não tenho nenhum programa ou senha de segurança instalado. Estou muito triste pois perdi vários arquivos importantes.

Unknown disse...

Primeiro, mantenha a calma, em seguida, procure fazer um boletim de ocorrência ok! Já que você nunca usou um rastreador, não sei se vai ajudar, mas tente entrar em contato com o fabricante de seu notebook. Talvez eles tenham como bloquear o aparelho remotamente.

Abraços!

Unknown disse...

bom dia roubaram meu notbook tenho a nota fiscal mais não tenho nem um tipo de rastreador liguei para positivo me informaram que só podia bloquear o aparelho o tentar recuperar se realmente tive-se o serial me ajuda pois tenho dados muitos importante Obigado pela sua atenção

Anônimo disse...

Tem como rastrear o notebook se a pessoa souber o IP? Pq eu li que o ip pode ser mudado.. Ou seja, só vai dar pra achar se o ladrão ficar fuçando suas coisas, né ? E se ele trocar o HD?

Unknown disse...

Conectado à web, qualquer programa pode rastrear um notebook desde que ele esteja instalado e configurado no PC e ativo.

Caso o ladrão formate a máquina será impossível rastrear, no entanto, se ele formatar, não terá acesso à seus dados, uma vez que todos serão apagados.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.