Como proteger seu roteador e impedir invasões à sua rede

Ninguém gostaria de ter sua rede invadida por hackers ou por pessoas mal intencionadas, por isso, é necessário proteger o principal meio de acesso à rede: o seu roteador. É comum as pessoas descuidarem desse fato ou deixar o trabalho a cargo de terceiros. E, pra piorar, os roteadores saem de fábrica em modo padrão, ou seja, com um sistema de segurança frágil.

O site RouterPasswords listou, recentemente, as principais senhas encontradas em diversos modelos e marcas de roteadores. Basta uma rápida busca e, pronto, está tudo lá. Cabe ao usuário então, após comprar um roteador novo para sua rede, visitar o site do fabricante do modelo, atualizar o firmware (se for preciso), mudar a senha padrão e fazer as devidas configurações de segurança e proteção. Abaixo, veja algumas dicas que servem para todos os tipos de roteadores. São dicas universais, que não servem apenas a um modelo específico. Você deve buscar a marca e o modelo de seu aparelho e guardar as orientações. Aproveitem.

roteador-protocolo-segurança-invasão-rede

Senha Padrão: Esta é a principal e primeira medida a ser tomada. Você deve mudar a senha padrão. Dependendo do firmware de seu roteador, esta opção pode estar numa seção de nome "Wireless" ou semelhante. E você deve alterar a senha para uma com letras, números e caracteres para fortalecê-la. Aproveite e mude também o protocolo de segurança para WPA2 (se ele já não for padrão). O WPA2 é um modo seguro de autenticação e criptografia em redes sem fio.

Botão WPS: Esse é um método simples de segurança que facilita que outros usuários acessem a sua rede sem usarem a senha. O modo WPS oferece um PIN para o acesso de qualquer pessoa à rede. Se você quiser ter mais segurança, desabilite essa opção nas configurações de seu roteador.

Firmware: Como todos os outros dispositivos que acessam Internet, os roteadores também recebem atualizações de segurança. Porém, com eles, é você quem deve fazer uma visita manual e periódica ao site do fabricante para saber se há uma nova atualização. Diferente de outros dispositivos como celulares, PCs, GPS, os roteadores não recebem as atualizações de segurança automaticamente.

Rede Oculta: As redes Wi-Fi configuradas e recém-criadas apresentam, geralmente, o nome do fabricante do roteador ou do provedor de acesso por padrão. Qualquer pessoa, com um dispositivo e Wi-Fi ligado, pode ver sua rede ativa (embora não possa entrar). Como hackers são pessoas espertas, só saber essas informações pode ser o suficiente para eles. Não dê sopa ao azar. Para ter mais segurança, oculte sua rede nas configurações do roteador. Caso não seja possível fazer isso no seu modelo, coloque, ao menos, o mínimo de informação visível de seu hotspot.

Acesso Remoto: Para acessar as configurações do seu roteador, você precisa visitar uma página na web do fabricante do modelo. Se o acesso remoto estiver habilitado por padrão, qualquer pessoa de qualquer computador em qualquer parte do mundo, de posse de seu login e senha, pode entrar e mudar as configurações. Certifique-se que o acesso remoto ao seu roteador está desabilitado por padrão, e se não estiver, desabilite-o.

Filtro MAC Address: Se você quer que sua rede de internet seja acessada somente por alguns IPs ou dispositivos específicos, faça o seguinte: nas configurações do roteador, crie filtros para endereços MAC. Todos os aparelhos que conectam redes tem um endereço MAC padrão. Neste caso, após fazer isso, somente os aparelhos com os endereços que você listou podem entrar em sua rede. É uma forma de segurança alta, pois todos os outros dispositivos que não estiverem na lista - e mesmo que seus donos saibam sua senha wi-fi - não terão acesso.

Estas dicas são básicas, mas essenciais para quem quer deixar sua net mais segura e assim impedir invasões à ela. Como todos nós sabemos, na web tem muitos espertinhos querendo se aproveitar de uma rede alheia. Até mais.

Obs: para realizar qualquer uma das mudanças citadas acima, veja os detalhes nas configurações de seu roteador.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.