Descubra os penetras que estão usando sua Conexão à Internet

Se você desconfia que alguém anda pegando carona na rede Wi-Fi e está usando sua conexão a internet sem a sua autorização, saiba que é já possível identificar quem são esses penetras. Com o programa certo instalado em seu PC, smartphone ou tablet, é possível ter várias informações sobre os equipamentos e dispositivos que estão conectados compartilhando o acesso da internet. Observe porém que, mesmo identificando os visitantes indesejados, a melhor providência a tomar para proteger sua rede é trocar a senha por uma mais difícil de ser descoberta, utilizando, por exemplo, números e caracteres. Abaixo, veja três bons programinhas que identifica os penetras que estão chupando a sua Net.

Fing Network Tools

fing-network-tools-aplicativo-rastreamento-rede

Útil para os administradores de redes, o Fing é um aplicativo gratuito para Android e iPhone (iPad também) que pode seu usado por qualquer um na busca de informações detalhadas sobre sua conexão Wi-Fi. Após baixado, logo que ele é aberto, identifica a rede à qual está conectado e lista todos os dispositivos que estejam usando esta mesma conexão. Ao tocar em um dispositivo nessa lista (imagem acima), surge o nome do fabricante, o endereço IP do equipamento, Mac Address e quando foi a última vez que ele foi visualizado, entre outros dados. Além de rastrear vários tipos de dispositivos, o Fing identifica também os roteadores. Assim, é possível identificar o invasor da rede e, como foi dito acima, alterar a senha pode resolver a situação.

Eznetscan
eznetscan-aplicativo-rastreador-rede

O Eznetscan é um programa completo para identificar penetras e usuários em uma rede. A interface limpa e organizada desse aplicativo inclui um alto volume de informações. Além de exibir dados como endereço IP e MAC de todos os dispositivos conectados, o programa também permite ver informações uteis para administradores, como softwares instalados ou detalhes de hardware - desde que o dispositivo tenha o protocolo SNMP habilitado. Inclui funções de Ping, verificação de portas e Wake on LAN, que pode controlar equipamentos remotamente. Isto significa que mesmo longe de seu PC, você poderá controlá-lo a distancia. Um diferencial do Eznetscan é que você pode ver e acessar os dados dos intrusos mesmo se estiver off-line, pois eles ficam armazenados.

iNet – Network Scanner
inet-scanner-aplicativo-rastreador-rede

Apenas para usuários de iPhone e iPads, este ótimo aplicativo lista os equipamentos que estão conectados à sua rede e mostra também os endereços IP e MAC e o fabricante desses dispositivos. Este app pode ser encontrado na Apple Store em uma versão gratuita, embora com algumas restrições. Somente a versão Pró (paga) é completa, permitindo usar o comando Ping, o recurso Wake Up para hibernar ou desligar equipamentos local ou remotamente, fazer o scan de portas e ainda personalizar os ícones de identificação.

Com qualquer um desses três aplicativos instalados você pode, como dissemos, identificar os intrusos em sua rede e descobrir o equipamento que eles usam. Embora não possa mandar um recado ao invasor, você pode dá um susto neles, por exemplo, excluindo imediatamente as brechas em sua conexão.

1 Comentários:

Anônimo disse...

penetras são parasitas perniciosos agrdeço muito por ajudar. assim melhorão o mundo enquanto alguns invade para fazer o mal .agradeço.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.