Como imprimir documentos direto de um smartphone com o Google Cloud Print

Hoje, já é possível imprimir documentos remotamente, de qualquer lugar, direto de seu escritório para o computador de casa ou vice versa. Algumas fabricantes de impressoras tem boas soluções para facilitar esse processo, mas todas ainda são um pouco complicadas de configurar. Agora, com um serviço disponibilizado pelo próprio Google, Cloud Print, você vai notar que nunca foi tão fácil imprimir documentos de qualquer lugar e a qualquer momento. E o melhor, enviando seus documentos de um smartphone ou tablet com Android. Veja abaixo como funciona.

imprima-direto-de-um-smartphone

A primeira coisa a fazer para usar o serviço Cloud Print do Google é iniciar o navegador Google Chrome em seu PC, e configurar a sua impressora ao serviço, para que ela fique acessível remotamente. Com o navegador aberto, vá nas Configurações do Chrome, role a tela até o final e clique em Mostrar Configurações Avançadas. Em seguida, role novamente a tela e encontre a seção Google Cloud Print, daí, clique em Gerenciar. Se não estiver logado em sua conta Google, entre nela agora. Esse processo é feito uma única vez. Logo em seguida, o Chrome irá detectar a impressora que está conectada - ou as impressoras - e, a partir daí, marque-a para deixá-la disponível clicando em Adicionar Impressoras. Pronto. Está feito o trabalho.

Para ter certeza que ficou tudo ok, o Google pede que faça um teste enviando um documento para a impressora. Faça isso agora. Clique em Imprimir e em Enviar Arquivos para Imprimir. Na tela que abre, clique no link Selecionar um Arquivo do meu Computador, escolha um documento em suas pastas pessoais e envie-o para a impressão. Tudo muito rápido e fácil.

imprima-direto-do-smartphone-android

Observe também que, se quiser, é possível configurar antes a impressão do documento. Você pode escolher mudar a cor ou deixar preto e branco, mudar a orientação do papel, enviar várias cópias ou alterar seu tamanho. Lembrando que, em caso de seu computador remoto estar desligado, o documento é salvo nos servidores do Google e será enviado à impressora logo que ele for ligado.

O Cloud Print aceita os principais formatos de arquivo, Doc, PDF, XLS, etc. No smartphone ou tablet, que deve estar com o aplicativo Google Cloud Print instalado, basta encontrar o documento que quer imprimir, tocar em Compartilhar, escolher Google Cloud Print e enviar. Também é possível configurar as páginas do documento antes do envio. Tudo relativamente fácil.

Então, se ainda estiverem com dúvidas, deixem-na aí nos comentários ok. Abraços, e até a próxima!

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.