Como sumir da web e das redes sociais sem deixar rastros

Você com certeza já ouviu falar de empresas que protegem a reputação das pessoas na web como, por exemplo, a RemoveYourName e a Reputation. O que ambas fazem é, nada mais nada menos, reabilitar o seu nome online se ele estiver sujo ou "negativo". Para isso, elas utilizam as seguintes técnicas: vasculham seu nome na web pelas buscas e, quando encontram algo "ruim", pedem aos sites para retirarem as informações vexatórias sobre você, usando a lei ou grandes somas de dinheiro. Elas apagam também os maus conceitos em torno de seu nome, além de subirem conceito "bom".

redes-sociais

A boa notícia é que você também pode fazer isto sozinho. Para sumir definitivamente da web, além de apagar manualmente as suas postagens, fotos, scraps e mensagens em fóruns, você tambem deve enviar um e-mail aos webmasters pedindo que seus dados sejam retirados. E poderá até acionar a justiça caso o site em questão não colabore. Apesar de mais demorado, não é tão difícil. Veja aqui como apagar seus dados começando pelas redes sociais: Facebook, Twitter e Linkedin. As dicas são do site de tecnologia IDGNow.

Como sair do Facebook:

- Faça o login, vá até Conta, Configurações da Conta. Na parte inferior da primeira tela (Configurações) há um link para "Desativar Conta" (Obs: primeiro, o Facebook te faz "desativar" uma conta antes de apagá-la).

- Clique no link e verá uma tela cheia de fotos dos seus "amigos" e mensagens de como sentirão a sua falta. Escolha uma razão para sua saída e certifique-se de marcar a opção para não receber futuros e-mails da rede social (senão poderá receber mensagens tentando te convencer a voltar para o site).

- Apague tudo o que puder manualmente em outros perfis antes de deletar sua conta, e depois basta deixar sua conta "desativada" e não fazer login por duas semanas que, após esse período, ela será deletada definitivamente.

Como sair do Twitter:

Faça login, vá até Configurações, Conta. Na parte interior da página há um link que diz "Desativar minha conta". Clique nele e será direcionado para uma tela de verificação. Confirme o processo e sua conta no microblog será imediatamente desativada e apagada. Simples assim.

Como sair do LinkedIn:

Faça login, vá até Configurações, Conta, Fechar sua Conta. Você será levado para uma tela de verificação, em que o LinkedIn irá te perguntar a razão para sair do site. Escolha uma e então clique em Continuar para apagar definitivamente a conta.

Porém, se após tudo isso nada ainda der certo (e seu nome ainda constar nos resultados da busca pelas redes sociais), então tente tudo pelo Suicide Machine, um site "suicida" que irá fazer todo o processo para você. É arrepiante! Argh!

Fonte dicas: IDGNow

5 Comentários:

... disse...

Oi dear, muito legal esse post, e os links postados, eu ainda nao os conhecia... como sempre uso nickname em todas as redes, procurei através do nick e a pesquisa foi negativa. Será que tô "limpa" assim rs

Beijos!!!

Valdeir Almeida disse...

Post esclarecedor.

Eu sou um pouco arredio quanto a ter várias contas na Web. Não é possível viver conectado o tempo inteiro "de olho" no que estão falando a nosso respeito.

Não tenho Orkut. Meu twitter está entregue às moscas. Me dedico mesmo é ao blog, com moderador de comentários.

Abração, Neto, e ótimo final de semana.

Miguel disse...

É meu caro, hj net transformou-se num verdadeiro arsenal de dados, e há de se ter cuidado ao divulgarmos nossos dados, fotos, etc. Nunca sabemos de que forma isso poderá ser usado por pessoas inescrupulosas. Bela e oportuna matéria meu amigo, vou me pesquisar. Abração, até a próxima.

Anônimo disse...

oi
Gostaria de saber como faço para apagar as informação de sites como favstar, twitter counter, pois ja deletei minha conta há alguns meses mas qndo pesquiso meu nome no goole, aparecem os vestigios... como faço?
Agradeço a ajuda

Anônimo disse...

Oi, tem como apagar todos comentarios e curtidas que ja fiz no facebook?

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.