A Origem das Redes Sociais: como tudo começou

A rede social mais antiga foi criada em 1995 e é ativa até hoje. Chama-se Classmates.com. Sua proposta é reencontrar e reunir grupos de pessoas que se conheciam desde os anos de escola, do jardim de infância a faculdade. Esta rede social, muito popular nos anos 1990 nos EUA e Canadá, já teve mais de 50 milhões de usuários, mas hoje, tem poucos.

rede-social-origem-começo-de-tudo-innternet

Foi no final dessa década que aconteceu a chamada "explosão.com" quando a internet começou a ganhar espaço em nossas vidas. Ainda não era acessível para todos, mas qualquer um com um computador e um fio de telefone já poderia se conectar e entrar na World Wide Web.

Naquela época, a troca de mensagens via correio eletrônico era a única forma de comunicação entre os usuários da internet. Logo em seguida, vieram os tais comunicadores instantâneos (mIRC, ICQ e Messenger) e finalmente o Orkut, a rede social mais popular no Brasil até dezembro de 2011, quando foi ultrapassada pelo Facebook. Abaixo, conheça todas as redes sociais surgidas no período pré-internet até hoje, sua data de criação e proposta.

Classmates.com (1995): Mesmo após 17 anos a pioneira das redes sociais agrega até hoje mais de 100 mil anuários escolares, aqueles típicos livros onde se reuniam as fotos dos alunos ao final do ensino fundamental e médio, muito famoso nos EUA.

Cyworld (1999): Esta rede social se tornou muito popular na Coréia do Sul no inicio dos anos 2000 e continua ativa até hoje. Cerca de 90% de seus usuários são coreanos, e assemelha-se muito com o Orkut no Brasil.

LiveJournal (1999): Esta rede foi uma das pioneiras entre as que possibilitavam a criação de blogs e diários pessoais. Continua ativa até hoje e é popular entre os internautas russos. Tem somente 17 milhões de usuários ativos.

DeviantART (2000): Uma comunidade online voltada para artistas e designers exporem seus trabalhos e inspirarem outras pessoas. É a maior rede social artística online, e continua ativa até hoje.

Habbo (2000): Rede social com foco em adolescentes acima de 13 anos que proporciona “salas de chat” em um hotel online em mais de 31 países. Continua ativa.

Fotolog (2002): O primeiro site de compartilhamento de fotos na web, e está presente em mais de 200 países. Com mais de 600 milhões de fotos publicadas, chegou a gerar algumas celebridades da internet, como a apresentadora da MTV Mari Moon.

LinkedIn (2003): Em franca atividade e com mais de 161 milhões de usuários é a maior rede social voltada para business (negócios) e destinada a profissionais na internet. Tem uma média de cadastros de dois usuários por segundo. Além disso, está disponível em 17 idiomas.

Orkut (2004): O nome da rede social é inspirado no seu criador Orkut Buyukkokten, engenheiro de interface no Google. Tem mais de 29 milhões de usuários e é muito popular aqui no Brasil. Atualmente, vem perdendo espaço para o Facebook.

Flickr (2004): Rede social focada em imagens e fotografia. Permite o compartilhamento de fotos e álbuns, além de criar grupos de usuários interessados em fotografia. Foi comprada pelo Yahoo! Continua ativa e forte na web.

Facebook (2004): Atualmente, é a maior rede social do mundo. Em breve, deve alcançar a marca de um bilhão de usuários cadastrados. A empresa de Marc Zuckemberg é avaliada em U$ 104 bilhões e tem como último grande feito, a compra do aplicativo para smartphone Instagram por U$ 1 bilhão.

Twitter (2006): É conhecido como o maior veiculo de troca de informação em atividade no mundo, Influente, a rede social online contabiliza mais de 140 milhões de usuários e chama atenção pela sua característica: os usuários estão sempre em real time.

Google+ (2011): Recentemente lançada pelo poderoso Google, essa rede social é a caçula das redes sociais, mas mostra que tem vontade de brigar com as grandes, O futuro do Google+ é ainda um mistério, mas é algo que com certeza deveremos ficar de olho.

De acordo com o sociólogo Manuel Castells, autor do livro "sociedade em rede", o conceito de web se transformou ao longo dos anos, mas o conceito de redes sociais é muito mais antigo que a própria internet. As redes sociais representam uma interação social feita por pessoas que se relacionam com o objetivo de compartilhar valores, ideias e interesses em comum. É algo que no passado assemelhava-se a um cineclube, uma sala de aula de um curso específico ou uma igreja. A internet apenas transferiu essa interação para o ambiente online.

Especialistas dizem que há seis tipos diferentes de redes sociais: as de projetos colaborativos (como a Wikipedia), blogs e microblogs (como o Twiter), comunidades de conteúdo (YouTube), sites de relacionamentos sociais (Facebook), mundos virtuais de games (tipo World of Warcraft) e mundos virtuais sociais (Second Life).

7 Comentários:

Unknown disse...

Acho o google+ bem melhor que o facebook,
pelo menos no google+ é um site seguro e não
tem palavrões e coisas feias, e o facebook tem pessoas
que falam palavrões e etc, claro que a rede é livre e tals
mais prefiro o google+ é mais seguro

Anônimo disse...

Classmate foi criada em 95 ou 65? tem essas duas datas ai no texto.

Unknown disse...

Opa! Classmate foi criado em 1995. Corrigido!

Obrigado.

Anônimo disse...

muito legal isso muito interessante também

Anônimo disse...

queria saber a origem das redes sociais, podem ajudar?

Anônimo disse...

interessante,mas não responde nossas perguntas!!!

Anônimo disse...

Isso pode nos ajudar muito!!!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.