Diaspora: a rede social do futuro

Por causa das constantes descobertas de falhas de segurança na rede social Facebook - e com a suspeita de que o site estaria compartilhando (vendendo) dados pessoais dos usuários aos anunciantes - muita gente usou o dia 31 maio para sair definitivamente do Facebook. Neste ínterim, 4 jovens nerds americanos decidiram criar uma rede social gratuita que fosse mais segura com os dados pessoais dos internautas, e que não pusesse em risco as informações deles, nem exigisse tanta informação para se inscrever. Assim, surgiu Diaspora. Um site que pretende ser a rede social do futuro.

diáspora

A Diaspora nem sequer foi lançada ainda (deve ser lançada no dia 15 setembro), mas já virou febre entre os internautas americanos. E o motivo é esse mesmo: é uma alternativa ao Facebook.

Com quase todos os requisitos que o seu homônimo social, o site é útil por exemplo, porque não evita que o usuário cadastrado volte atrás e apague seus dados se assim preferir - o que não ocorre no Facebook. E segundo seus criadores e o jovem llya Zhitomirskiy, a nova rede social virá também com um software livre, que permite aos usuários montar o seu próprio servidor pessoal colocando nele a informação que desejar, sem nenhum prejuízo à sua privacidade.

Em um vídeo de divulgação na internet, os autores disseram o seguinte: "As redes sociais hoje tem o poder de fazer o que quiserem com nossas informações. Nós nem sabemos o que eles fazem com nossos dados. Com a Diaspora, nós queremos acabar com isso." Será que conseguem?

6 Comentários:

Daniel Savio disse...

Interessante, apesar de conhecer muito pouco sobre a rede do Facebook, tenho poucos amigos que tem o mesmo (e bem como nem tenho)...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Valdeir Almeida disse...

Olá, Neto.

Essa é uma excelente alternativa para quem gosta de redes sociais ao estilo do Orkut. E, espero que, de fato, seja menos evasivo e mais seguro do que o Facebook.

Abração, Neto, e ótima sexta-feira.

Fábio Mayer disse...

Não ponho dados pessoais em redes sociais. Não uso orkut, facebook ou mesmo MSNlive. Minha única porta para a internet é o blog, onde restrinjo ao máximo as informações pessoais.

O motivo é justamente este: todas as redes sociais convidam a gente a se expor na internet mas não garantem nossa segurança... quem sabe isto esteja começando a mudar, não é?

Anônimo disse...

Nunca informo meus dados pessoais na WEB; É preciso cuidado, afinal um cara simpático e sarado como eu, gozando de excelentes condições financeiras não pode arriscar.Depois que divulguei a foto de meu jatinho não parei mais de receber pedidos de políticos e de gente até pior (elas existem, podem acreditar)...
Zepovo

Éverton Vidal Azevedo disse...

Fala Neto!
antes eu nao pensava assim, mas pensando bem,sim, é preciso ter muito cuidado mesmo...

Bom, eu já me livrei do facebook rsrsrs. E nao quero saber de Diaspora, por agora rs.

Entao mano, eu reativei o blog sim. Nao tenho vindo muito aqui porque recebo as notícias no email hehehe, é muito mais prático pra mim. Mas sempre que der tou por aqui pra dar uma comentadinha. Aqui sai muita coisa que me interessa.

Um abraço Neto!Inté!

Junior Silva disse...

Olá Neto

Putz, mais uma rede social...

Enfim, não me preocupo muito com esse negócio de segurança. Acho que muitos já sabem se prevenir. Sabendo como, não há preocupação.

Agora, resta saber se a Diaspora vinga...

Abraços.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.