Hoje em dia, seja você uma empresário ou um representante de marcas e venda de produtos, é essencial estar presente no mundo mobile. Ter um site móvel ou um aplicativo pode ampliar e alavancar seus negócios, tendo em vista o alcance e a simplicidade de uso dos celulares e smartphones. Uma forma simples de marcar essa presença é criando um aplicativo tanto para as plataformas Android, iOS ou Windows Phone. E, felizmente, hoje, já é possível que qualquer um crie o seu próprio app para estas plataformas. Com sites como a Fabrica de Aplicativos, veja como fazer o seu é bem simples.
Você não precisa ser nenhum gênio e não precisa entender de programação para criar um app, basta ter uma ideia em mente e acessar a Fábrica de Aplicativos. A plataforma tem planos gratuitos e pagos para quem quer dar asas a seus projetos, além de fornecer um assistente que o guia na criação de seu aplicativo (o plano gratuito serve para isso). Então, vá agora ao site, crie uma conta lá e comece.
A primeira coisa a fazer é escolher a cor de seu app, depois, fazer as customizações para que ele fique próximo do que deseja. Por exemplo, você deve fornecer uma imagem de abertura, escolher a cor do fundo e a do cabeçalho. O próprio assistente dá as medidas corretas para realizar estas personalizações (320X460 px. para fundo, 320X80 px. para cabeçalho), seu trabalho é escolher e clicar. Após fazer a opção das imagens não será mais possível removê-las posteriormente, mas você ainda pode substituí-las.
A Fabrica de Aplicativos não possibilita a criação de apps mais complexos, pois seu objetivo é a simplicidade. Daí, no próximo passo, você deve definir qual será o seu conteúdo. O aplicativo, no plano gratuito, possibilita a criação de até dez abas, com páginas como "contato", "álbum de fotos", "feeds", "podcast", "lista de preços", "vídeos", "canais do YouTube", "perfis do Twitter, Facebook, Google+", etc. Já no plano pago, você pode incluir outras abas como "páginas da web", "murais de comentários", "hashtags", entre outras. O limite é sua imaginação. Você pode criar, por exemplo, um aplicativo apenas para mostrar um álbum de fotos a amigos, um para vender seus produtos, blogar ou um milhão de coisas. Sempre que fizer modificações, você poderá ver em tempo real como elas ficam no aplicativo.
Concluído o app, você deve escolher agora um nome para ele (capriche no nome!), fazer upload dos ícones, do botão de compartilhar fornecido pela empresa, uma breve descrição e incluir as tags. Em seguida, deverá incluir seu aplicativo em uma categoria especifica (por ex: saúde, compras, fotografia, etc.) e após concluir toda esta etapa, clicar em Publicar. Neste momento, você já estará com o endereço da página de seu app na web, onde poderá compartilhá-la com seus amigos nas redes sociais ou enviar por e-mail. Você terá também um código QR da página para imprimir em cartões ou publicar em blogs e sites.
O aplicativo poderá ser acessado por qualquer navegador e é compatível com as plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para publicar o app na loja Google Play ou na Apple Store, a Fábrica de Aplicativos cobra um percentual de valor. Informações sobre isto, veja no site oficial.
Então é isso aí, amigos. Viram como é simples? Com essas dicas qualquer um poderá criar um app. Caso deseje elaborar um app mais robusto, pode visitar e conhecer outros sites como o AppMachine e o iBuild App. Nestes últimos, há planos gratuitos e pagos, mas os pagos oferecem mais opções de desenvolvimento. Boa sorte!
0 Comentários:
Postar um comentário
- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.