Como criar gráficos incríveis sem ser um expert

Na web é possível encontrar diversas formas de se fazer uma mesma coisa, mas uma das ideias boas que ela nos proporciona é, sem dúvida, a facilidade de criar aquilo que desejamos ou que temos em mente. Isto acontece, por exemplo, com os modelos gráficos. Já há diversos sites geradores de modelos gráficos para escolher, e um dos mais requisitados é o Raw, que permite que qualquer um possa desenvolver gráficos sem ter conhecimento sobre o assunto. Basta inserir os dados.

Normalmente, a ideia desses sites é colocar os dados de uma planilha, abrir a ferramenta do serviço, personalizar as cores, layout e montar o gráfico. Veja abaixo três sites para gerar gráficos dinâmicos e interativos para seu trabalho. A parte melhor: são gratuitos.

Raw

raw-serviços-graficos-web

O Raw é, senão o melhor, um dos melhores serviços de produção de gráficos interativos da web. O site traz várias opções incríveis, principalmente quando se quer, por exemplo, visualizar as relações ou fazer comparações entre um monte de dados simultaneamente. Para gerar os gráficos é simples. Copie e cole as informações de seu trabalho do Excel ou do Google Docs na página do serviço, em seguida escolha um dos modelos prontos (você pode criar outros posteriormente), arraste estes dados para as respectivas seções, personalize as cores, o tamanho, os detalhes e, voilà, está pronto. O legal do Raw é que as mudanças podem ser visualizadas em tempo real. Se você não gostar, pode refazer tudo tranquilamente. O serviço oferece ainda o download de seu trabalho nos formatos SVG e JPG. Muito bom.

Google Chart Generator
chart-generator-serviços-graficos-web

O poderoso Google também tem uma ótima plataforma de programação para gerar gráficos bonitos e interessantes: o Chart Generator. E você nem sequer precisa conhecer programação para criar estes gráficos. Entre no site, escolha um tipo de gráfico já pronto, preencha as informações e as legendas separadas por vírgulas e clique em Generate Chart. Pronto, o serviço cria e exibe o gráfico com todos os dados na tela. Para salvar, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher Salvar Imagem como. Se preferir, você também pode colocar o gráfico direto em seu blog ou site, com o código HTML que é gerado. Útil, portanto.

Meta-Chart
meta-chart-serviços-graficos-web

Para gear gráficos descomplicados, você também pode utilizar o bom Meta-Chart. O serviço é simples e fácil de mexer. A ideia com ele é assim: primeiro você escolhe o tipo de gráfico (linhas, barras, pizza, etc), depois seleciona as cores e o layout, em seguida, adiciona os dados e as descrições em cada linha, barra ou pizza conforme escolhido, daí é só clicar em gerar gráfico e pronto. Caso deseje, você pode personalizar ainda mais o visual de seu gráfico. Por exemplo, quando os textos aparecem somente quando a seta do mouse passar sobre eles. A partir daqui é possível customizar títulos, legendas e torná-lo ainda mais interativo. No fim, seu trabalho pode ser baixado nos formatos JPG, SVG e PDF.

Agora que você conheceu três bons serviços de geração de gráficos na web já pode colocar a mão em obra. Bom trabalho.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.