Como publicar seu livro na Apple e na Amazon

Partindo do princípio de que você já gastou horas e horas escrevendo no Word e, finalmente, conseguiu terminar o seu romance, resta agora a parte principal: publicar seu livro. Mas onde fazê-lo? Uma editora é o lugar exato, mas caso não encontre uma disposta a publicá-lo você mesmo pode por a mão na massa e divulgar nas livrarias de e-books. Abaixo, veja como levar sua obra para a Amazon e a Apple e, assim, faturar uma boa grana com as vendas.

publique-seu-livro-na-amazon
publique-seu-livro-na-apple

Antes de mais nada e, após terminar de escrever seu livro no Word, é preciso converter o material para o formato ePUB, o formato de publicação nas lojas online. Eu recomendo que utilize o Calibre para isso. Com ele é bem simples de fazer: Você salva seu trabalho no formato html ou PDF, abre o Calibre, encontra o arquivo e converte-o para o formato ePUB. O programa também redimensiona fontes, dando uma visibilidade melhor ao conteúdo e insere uma imagem de capa no livro - que deve estar no formato png, jpg ou gif.

Como publicar um livro na Apple

ibook-author-apple

Para publicar na Apple, antes, você deverá fazer um cadastro no sistema para essa especialidade. Há duas modalidades: uma conta para livros pagos e outra para livros gratuitos. Se você deseja oferecer o livro gratuitamente, mas no futuro planeja vender outras obras, opte pela conta paga que tem as duas finalidades. Após isso, lembre-se que precisará de uma identificação fiscal dos EUA para vender suas obras pelo sistema. Depois que completar sua inscrição, e sua conta for confirmada, você irá baixar o software ITunes Producer no seu Mac e fazer o upload do conteúdo. A Apple só aceita livros no formato ePUB ou Multi-Touch, que é o formato de livros associado ao programa iBooks Author. Com o livro publicado, daí é só divulgar nas redes sociais. Toda compra é feita normalmente dentro do sistema e você terá relatórios para acompanhar o trabalho.

Como publicar um livro na Amazon

amazon-livraria

Mais versátil, a Amazon aceita livros de diversos formatos de arquivo. E, no site oficial, há até uma opção que explica facilmente como criar um livro no Word e depois enviá-lo. Porém, antes de enviar o seu trabalho, você deve criar uma conta e inserir seus dados bancários (para receber os royalties das vendas), e em seguida, enviar as informações fiscais de acordo com o regulamento dos EUA. Aprovada essa conta, acesse a plataforma Kindle Direct Publishing e faça o upload de seu conteúdo. Nas lojas Amazon, a empresa paga royalties de 70% pelas vendas (programa KDP Select) e, em outras lojas, os royalties pagos são de apenas de 35%.

Uma nota importante sobre livros e e-books: Em algumas lojas não é obrigatório que os livros publicados tenham o ISBN (em tempo: o ISBN, International Standard Book Number, é um número que identifica obras pelo título, autor, pais e editora), mas no Brasil é interessante que o autor tenha o ISBN de sua obra. Com este número, seu livro será identificado em qualquer parte do mundo como sendo de sua autoria.

Para obter um ISBN você precisa fazer um cadastro de pessoa física ou jurídica na Agência Brasileira de ISBN, ao preço atual de 220 reais. Lembrando que o mesmo número para uma obra impressa não pode ser usada em uma digital (e-book). Boa sorte e bom trabalho.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.