Por que o OneNote 2013 é um ótimo Bloco de Notas

Na versão 2013, a Microsoft deu uma verdadeira repaginada no seu principal produto, o Office. E entre eles, também no OneNote, o bloco de notas oficial da suíte de escritório. A versão atual, numa cor vinho vibrante, trouxe vários novos recursos além dos já existentes. E, para mim, o recurso mais útil do OneNote 2013 é a ferramenta "Enviar para o OneNote". Com ela, é muito fácil criar notas ou adicionar capturas de tela e imagens à nossos blocos de anotações. Além disso, a sincronização com os outros produtos da Microsoft está muito boa. Vamos ver um pouco mais sobre este interessante e novo programa de anotações.

onenote2013-bloco-de-notas-office

Após instalar o Office 2013 no computador, virá incluso nele o novo OneNote. Em seguida, pressionando a tecla com o logo do "Windows" e "N" do teclado simultaneamente iremos chamar o atalho do programa (imagem mais abaixo). Igual como no caso das outras ferramentas do Office 2013 e do Office 365, a nuvem é um item importante também para o OneNote, pois tudo que for feito nele ė automaticamente salvo nela e ficará disponível pra qualquer dispositivo conectado à web (tablet, celular, etc.). Ou seja,  pode-se trabalhar offline no PC e, quando conectar à rede, nosso trabalho vai direto para a "nuvem", sem risco algum de perda.

Uma das funções que mais gostei é a possibilidade de compartilhar as notas com os amigos. Para isso, basta clicar em Arquivo, escolher a nota e depois em Compartilhar. Podemos convidar pessoas e usar o projeto em reuniões online. Outra função interessante é a captura de tela. Se estivermos navegando na Net, por exemplo, e quisermos salvar um item que encontramos para nosso projeto, basta clicar no ícone Enviar para o OneNote da barra de ferramentas, e daí, selecionar a opção Recorte de Tela. Então, é só arrastar, selecionar e cortar a área da tela que queremos salvar. Muito útil.

atalhos-onenote2013-bloco-de-notas-office
No OneNote, podemos criar vários blocos de anotações, organizá-los todos por seções com guias coloridas, criar também anotações com áudio e vídeo para palestras (clique em Inserir e depois em Gravar Áudio ou Gravar Vídeo), escrever notas à mão e desenhar diagramas na tela, deixar tudo acessível na área de trabalho do PC, importar e editar planilhas do Excel, enviar anotações para contatos no formato PDF e, emfim, muitas outras coisas.

A versatilidade do programa é tanta que, se você errar, não vai precisar se preocupar, o OneNote, além de salvar um histórico de seu trabalho, ainda corrige automaticamente sua escrita. É por essas e outras que escolhi o OneNote 2013 como meu bloco de anotações padrão do computador. Valeu a pena!

Veja aqui os atalhos de teclado do OneNote 2013
veja aqui um guia rápido de utilização do OneNote

1 Comentários:

Roberto disse...

Eu também, o OneNote é muito superior ao Evernote e os demais concorrentes, EverNote é uma porcaria perto deste do Windows.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.