Como fazer para seu smartphone Android tornar-se um Roteador Wi-Fi

Algumas pessoas me perguntam aqui – e eu vejo essa pergunta também nos fóruns que participo – como fazer para transformar o smartphone Android em um roteador Wi-Fi. A dica é bem simples e eu vou deixá-la abaixo. Lembrando, entretanto, que o caminho citado nas configurações do aparelho pode variar de modelo para modelo, devido as customizações feitas no sistema pelos fabricantes. Por exemplo, Nokia tem uma configuração, Samsung idem, LG também e por aí vai. Dito isso, vamos em frente.

android-tela-configurações-wi-fi

Para transformar seu celular em um roteador é simples, basta ir nas Configurações de seu aparelho e depois tocar em Mais Configurações. Em seguida, escolha Roteador Wi-Fi e selecione Configurar Ponto de Acesso Wi-Fi. Após isso, digite um nome para a rede que vai ser criada e uma senha. Se deixar no modo padrão a rede será criada com o nome AndroidAP, mas você pode mudar isso (imagem acima). A partir daí, basta tocar em Salvar e pronto, sua rede já estará ativa.

Se preferir, você também pode deixar a rede aberta, indo em Segurança e definindo lá a opção como Aberta, mas eu não recomendo. É sempre bom colocar uma senha (WPA,WPA2) e nunca deixar o acesso à rede livre.

Agora, vem a pergunta: mas é só isso que precisa para fazer ela funcionar? Não. Nas configurações do seu aparelho sim, é dessa forma que você ativa um ponto de acesso Wi-Fi, mas lembre-se que você irá precisar ter também um plano de conexão à Internet de alguma operadora, e que a operadora deve lhe fornecer essa opção de rede Wi-Fi.

Com sua rede ativa e configurada, qualquer outro dispositivo ligado poderá encontrar o sinal e se conectar. Então é isto, bom trabalho e até a próxima.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.