Aplicativos de Serviços Públicos para Android

Já há na loja do Play alguns aplicativos de serviços públicos essenciais para seu Android. É bem verdade que assim como os serviços públicos disponibilizados no país, eles não estão tão eficientes e avançados em sua estrutura. E é fato que alguns serviços também já possuem sites mobiles – como os correios, por exemplo – que auxilia nas pesquisas e pode ser acessado pelo navegador do próprio aparelho, mas manter estes apps listados abaixo em seu celular pode ser uma mão na roda para resolver algumas situações rapidamente. Vamos a eles:

Farmácia Popular

aplicativo-android-farmacia-popular

Para economizar tempo e dinheiro na hora de comprar medicamentos, você pode utilizar o aplicativo Farmácia Popular. Ele representa um programa do Governo Federal que disponibiliza remédios mais baratos – e até gratuitos – à população carente. No aplicativo, há vários medicamentos que podem ser consultados e ele indica também as farmácias próximas à sua residência. Para receber os remédios é simples, você se cadastra no programa pelo app e vai até a farmácia, lembrando somente que é necessária a indicação médica.

Pessoa Física - Receita Federal

aplicativo-android-pessoa-fisica-receita-federal

Com o aplicativo Pessoa Física você pode consultar várias coisas na Receita Federal, por exemplo, seu CPF, se há alguma pendência na receita em seu nome, calcular o quanto de imposto é preciso pagar, além de poder enviar sua declaração de IRPF e ver se há restituição liberada pra você, entre outras coisas. O aplicativo é didático e traz tutoriais que ensina como fazer as coisas por ele. No caso do envio de uma declaração de IR há restrições para alguns casos e ainda é necessária uma confirmação. Porém, de todos os serviços públicos disponibilizados, o app da Receita é melhor no que se propõe.

Consulta CNPJ Empresas

aplicativo-android-consulta-cnpj-empresa

Com uma conexão à internet ativa, este aplicativo de Consulta CNPJ permite que você acesse informações de várias empresas no Brasil através de seus CNPJ. Na pesquisa, você saberá o nome fantasia da empresa, razão social, endereços físicos, telefones de contato e, se preferir, pode salvar tudo offline para consultas futuras. É um app interessante e pode ser uma mão na roda, por exemplo, quando precisamos saber o telefone daquela empresa ou seu endereço para reclamar algum serviço.

Consulta CEP

aplicativo-android-consulta-cep

Este aplicativo básico de consulta é indispensável para sabermos através do CEP, um endereço de uma rua ou um local que queremos visitar, e vice versa. Você pode salvar a consulta no celular ou enviar por e-mail o para seus contatos, indicando exatamente onde fica a rua pesquisada. Se houver mais de um CEP na mesma rua, o app lista todas por ordem. Útil.

Pra finalizar, eu não achei nenhum aplicativo para consulta de processos na justiça no Brasil, o que seria também bastante útil, se algum leitor atento encontrou, pode deixar o link aí nos comentários ok. É isso aí. Aproveitem as recomendações e, até a próxima.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.