Como eliminar os bloatwares de seu computador novo

A compra de um computador novo é sempre uma festa. A gente não vê a hora de chegar em casa, ligar e começar a usar. Mas, caso você não saiba, se ele vier com alguns programinhas pré-instalados de fábrica, o seu PC novo pode virar uma carroça de tão lento. Ele pode, por exemplo, estar sem aquela velocidade que você gostaria, ou com a memória sempre cheia e com vários pop-ups pulando na tela a toda hora para lhe irritar. O nome que se dá à essas chatices é bloatwares e, de fato, eles não servem para nada.

Em tempo: bloatwares são softwares inúteis que vem pré-instalados em um computador. Os fabricantes de PC são pagps por empresas de softwares para instalar esses programas e as empresas lucram com eles, uma vez que muitos deles são freemium, e podem ser adquiridos após 30 dias de uso - ou seja, pagos por você.

Em uma pesquisa feita recentemente os piores bloatwares são: Ask Toolbar; uma barra inútil e incomoda nos navegadores web. MSN Toolbar; já em total desuso, após a chegada do Skype. Acer Registration; da empresa Acer, e não há nenhuma razão para registrar o PC. Norton Online Backup; este software de backup da Norton pede o tempo todo (em pop-ups) para que você pague pelo uso do software, uma inutilidade, portanto. PDF Complete; leitor de PDFs fraco e completamente inútil em comparação a outros no mercado.

Felizmente com alguns úteis programas de limpeza na web já é possível se livrar desses bloatwares. A seguir, conheça quatro destes programas e suas funcionalidades.

PC Decrapifier

pcdecrapifier-elimina-bloatware

Um dos mais eficientes programas de limpeza de bloatwares. Após ser instalado, o PC Decrapifier lista somente os softwares pré-instalados no computador que são inúteis e irrelevantes e devem ser desinstalados. E ele mesmo faz o serviço, sem deixar nenhum vestígio. Simples e rápido.

Revo Uninstaller
revo-uninstaller-elimina-bloatware

Considerado por especialistas como o melhor programa de desinstalação de softwares, o Revo manda bem em sua proposta. Há uma versão free que é ótima e uma paga ainda mais abrangente nas funções. Ambas, porém, fazem bem o serviço de extrair as inutilidades. Após ser instalado e aberto, o Revo lista todos os programas existentes no computador e, com sua atuação, elimina um a um, inclusive aqueles teimosos que insistem em não querer sair. O Revo limpa as sobras dos arquivos deixados por eles, além das chaves criadas no registro. Com certeza, é eficaz e poderoso.

Autoruns
autoruns-elimina-bloatware

Melhor que o MsConfig do Windows, o Autoruns lista todos os programas que se inicia com o sistema e elimina os indesejáveis. Não se preocupe, pois o Autoruns apresenta – e desinstala - apenas os inúteis. Ele oculta os serviços essenciais do Windows na inicialização para você não deletar nada por engano. Muito eiciente.

CCleaner
ccleaner-elimina-bloatware

Considerada também uma ferramenta eficaz de limpeza, o CCleaner tem várias e robustas funções. Além de desinstalar programas inúteis, ele limpa o registro do Windows, os pontos de restauração, as sobras deixadas por softwares desinstalados, os arquivos temporários e o cache de todos os navegadores. O CCleaner cumpre bem as tarefas e é muito útil em proteger sua privacidade. Vale mantê-lo.

Se você preferir, pode também desinstalar os bloatwares pelo Painel de Controle do Windows, mas isso não elimina as sobras. Qualquer um desses programas citados aqui são essenciais, pois cumprem com maestria essa tarefa. Até mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.