Dicas para evitar o Spam e o Phishing nas Redes Sociais

phishing-scam-spam-twitter-facebook

1 - Cuidado com as contas sequestradas no Twitter:
Não clique em links em mensagens de spam no Twitter. Elas costumam chegar quase imediatamente em resposta a uma postagem sua e incluem seu nome de usuário para que apareçam em suas menções e fiquem visíveis não só para você, mas para qualquer pessoa que siga sua conversa. Se seu cliente do Twitter permitir deletar o spam diretamente, adquira o hábito de fazer isso na hora, e o destinatário será adicionado simultaneamente a sua lista de contatos bloqueados.

2 - Atenção com os links encurtados:
Esteja consciente de que os links encurtados com URLs ocultas como os que aparecem nos posts do Twitter nem sempre levam ao local que o tuite está indicando, por isso, clique neles com cautela caso não conheça ou siga a pessoa que o enviou e, se necessário, copie o link e cole-o em um navegador usando a Navegação Privada (Firefox) ou o Modo Anônimo (Chrome) para que o site de destino não possa escrever dados permanentes em seu computador. Ao chegar a seu destino, examine-o cuidadosamente.

3 - Pense antes de postar:
Reveja regularmente sua lista de aplicativos cliente e desautorize os que não são mais usados. De maneira a reduzir os riscos de que sua conta seja roubada caso algum deles desenvolva falhas de segurança. O mesmo vale para os aplicativos web, como os que rodam em sua conta do Facebook. Finalmente, tenha em mente que a mídia social não tem nada de uma cidade murada. Cuidado com as informações que você publica porque se trata, para todos os efeitos, de um fórum público. Ao publicar dezenas de fotos em sua conta quando sair de férias, por exemplo, você estará alertando um ladrão em potencial para o fato de que sua casa está vazia, sendo assim uma presa fácil.

Obs: Essas dicas acima foram originalmente publicadas no site Revista Windows e estão reproduzidas aqui porque, nesses tempos de Marco Civil na Internet e em que mais e mais pessoas acessam redes sociais, é importante que todos tenham conhecimento e fiquem alertas sobre o assunto. É importante que atentem também para o que publicam e o que divulgam nas redes, e da responsabilidade pela repercussão - negativa ou positiva - de seu conteúdo.

Fonte: Revista Windows

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.