Nunca mais esqueça suas senhas com o LastPass

Toda vez que você entra na internet, um grande número de sites e serviços pede um login e senha. Com tantas pra lembrar, não é a toa que, muitas vezes, você se esqueça de algumas senhas ou use apenas uma para tudo. E eu nem preciso dizer que usar apenas uma única senha em vários sites é uma péssima idéia, pois dessa forma estamos ainda mais vulneráveis. A melhor maneira para resolver esta situação é usar um gerenciador de senhas. E o melhor programa para isso é o LastPass.

lastpass-gerenciador-senha-login

Como funciona o LastPass

Para começar, baixe e instale o LastPass a partir do site oficial do programa. Lá, clique em Free Download LastPass, escolha o seu sistema operacional e, ao executá-lo, certifique-se de ter escolhido a opção correta do idioma: português do Brasil. Após a execução, a tela que abrirá dá a opção de baixar plug-ins para os navegadores que você tem instalado no PC. Escolha em qual deles quer instalar (ou todos) e mande ver. A última opção permite acessar as opções avançadas do programa.

nunca-mais-esqueça-senha-login-com-lastpass

Nas opções avançadas do LastPass, se quiser, você pode modificar o local em que o programa vai ser instalado (pasta arquivos de programas do sistema). Eu recomendo deixar aí mesmo como está. Não mexa em nada. Para finalizar a instalação, feche os navegadores que estiverem abertos e, então, o programa vai abrir pedindo para você criar uma conta.

Para criar uma conta no LastPass insira um email válido e uma senha. Agora, preste bem atenção nesta senha que vai criar, pois ela terá de ser das boas - esta será a sua senha mestra. Ao entrar no programa a primeira tela que você verá é o Meu Cofre LastPass (imagem acima), nela você encontrará uma pasta de nome nenhum. A partir daí você já poderá criar suas próprias pastas e grupos para catalogar todos os sites que visita. Por exemplo, eu criei uma pasta chamada "Entretenimento" para sites de música, filmes e jogos, e uma pasta "Bancos" para os sites de bancos e por aí vai.

O LastPass é fácil de entender e intuitivo. Uma vez logado, ele salvará automaticamente seu login e senha em todos os sites que você visitar na web. O programa também dá a opção de preenchimento de formulários e de autocompletar dados. Sempre que se inscrever em novos sites, o LastPass irá guardar esses dados automaticamente.

Por último, e como usuário desse bom programa, não há como eu não recomendá-lo, pois além de eficaz e confiável, o LastPass é uma verdadeira mão na roda. Principalmente, se a sua memória para lembrar senhas é assim como a minha; curta.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.