BeWi-Fi: Veja como turbinar a sua rede sem fio

A empresa Telefónica está testando na cidade de Barcelona, Espanha, um novo sistema de aceleração da Internet que irá revolucionar a nossa capenga rede sem fio. Usuários que estão testando o projeto conhecido como BeWifi afirmam que suas conexões de rede Wireless acelerou em 100%.

bewifi-telefonica-rede-sem-fio-wireless

O projeto BeWifi é uma boa novidade no setor e consiste no uso da largura de banda ociosa de diversos roteadores wi-fi para acelerar a Internet de quem estiver online. A Telefónica começou a trabalhar nesse projeto quando, após estudos, percebeu que muitas pessoas que usam a rede mantém seus roteadores ligados o tempo todo mas só entram nela ocasionalmente. O BeWifi aproveita a banda ociosa e distribui a conexão em alta frequência para aquele usuário que estiver online no momento. Se todos vierem a ficar online então a velocidade contratada de cada um voltaria a padrão. Como essa conexão só seria acessada quando não estivesse em uso, os usuários na rede não podem ver os dados uns dos outros. Ou seja, o BeWifi é tão seguro quanto as outras conexões wireless.

A ideia do projeto se baseia em coletividade e mostra que, em um prédio com vários apartamentos por exemplo, uma série de roteadores em cada um forneceria uma conexão boa e veloz para todos os moradores. Na verdade, quanto mais roteadores, mais a conexão ficaria melhor. Isto significa que mesmo que aquele seu plano de dados seja fraco (poucos MBs), ao utilizar o BeWifi você poderia fazer downloads de grandes arquivos rapidamente, como se estivesse em uma conexão super veloz, não é interessante?

Ao utilizar a banda de outros usuários que estivessem offline você, por exemplo, reforçaria a sua velocidade de conexão - e só voltaria ao padrão contratado quando todos ficassem online. É uma excelente ideia. Em Barcelona, todos estão adotando esta nova forma de acelerar sua rede sem fio. Aqui no Brasil, ainda não chegou, mas estou na torcida para que chegue logo.

*Assista um vídeo com o projeto

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.