Como criar um CD ou DVD de atualização do Windows para vários computadores

A tecnologia sempre facilita nossa vida e permite fazermos uma única coisa de diferentes formas. Uma dessas coisas é, por exemplo, se você tem vários computadores usando o sistema operacional Windows, poder criar um único CD ou DVD com as atualizações de qualquer um desses sistemas (Windows Vista, XP, Server 2003, 7) e, após reinstalá-lo em um PC, usar este CD ou DVD para atualizar rápida e tranquilamente. Além de um CD ou DVD, a dica abaixo também serve em um pendrive. Veja como é simples fazer isso.

wsus-offline-atualização-windows

Para criar um CD ou DVD com a atualização desejada do Windows, a melhor forma é usando o programa WSUS Offline Update. Com ele, você pode rodar o CD (ou um pendrive) em todos os seus computadores ou notebooks. Primeiro que tudo, vá ao site oficial e baixe o WSUS Offline. Ele virá em um arquivo zipado, portanto, extraia este arquivo e vá até a pasta wsusoffline (extraída). Abra a pasta e clique sobre o arquivo executável UpdateGenerator e depois em Run para iniciá-lo.

Com o WSUS aberto, escolha a sua versão do Windows e do Office. Por exemplo, marque a caixinha que indica qual é o seu sistema - e se ele é de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) - e faça isso também para o Office. Note que, nesta tela do programa (na imagem acima), você pode baixar várias atualizações de qualquer um dos sistemas operacionais do Windows ou Office respectivamente. Apenas entenda que, se marcar vários sistemas, o processo de download será ainda mais demorado. Na aba Legacy Products (produtos antigos), você também pode marcar para baixar atualizações para o SO Server 2003, por exemplo.

wsus-offline-windows-atualização-office

Para dar início ao processo, marque também a opção C++ Runtime Libraries and .NET Framework, e em Create ISO Image(s) deixe marcada a opção per selected product and language para que o programa, quando terminar, crie um arquivo de formato ISO. Deixe marcada também a opção de verificação do programa e clique em Start para iniciar o download. E, ao surgir um pop-up na tela pedindo para atualizar os certificados de segurança, marque Yes (Sim).

Lembre-se, porém, que todo esse processo de download será demorado - aqui, levou em média duas horas para baixar o Office e as atualizações do Windows 7 Ultimate 64bits, portanto, saia para tomar um cafezinho e relaxe.

Após o processo ser bem sucedido, vá à pasta iso (subdiretório da pasta wsusoffline) e queime o arquivo ISO em um CD ou DVD com o seu programa preferido. Para realizar a atualização no computador de destino, coloque este CD ou DVD no drive e execute o arquivo UpdateInstaller.exe e ele fará todo o resto.

Pronto, viu como é fácil? Se quiser, você também pode guardar estas atualizações em um pendrive e não precisará estar conectado à internet posteriormente para fazer este trabalho em outro PC. Até a próxima.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.