Como criar facilmente um pendrive de boot para o computador

Tem certas coisas que só acontecem quando não esperamos. Uma pane em nosso computador, por exemplo, é uma delas. Pior ainda é quando o PC não quer mais iniciar o sistema e a gente não fez nenhum backup. Torna-se um caos. Felizmente, este é um problema que já tem solução. Existem, na internet, ferramentas como o Rufus que resolvem estes pequenos aborrecimentos. Por meio desse prático software, podemos criar um drive de inicialização de nosso sistema utilizando apenas um pendrive. Muito útil, por exemplo, naquelas horas em que achamos que tudo foi pro brejo.

rufus-pendrive-boot-windows

Antes de iniciar o Rufus, porém, gostaria de dizer uma coisa: o Rufus é um programa que transforma arquivos no formato ISO (arquivos de imagens de sistemas operacionais) em um drive de inicialização para o computador, mas antes é preciso que você já tenha esse arquivo guardado no seu PC. Para conhecer mais sobre este tipo de arquivo ou saber como criá-lo, vá aqui.

Agora, vá ao site oficial do Rufus e baixe o programa. Não é preciso instalar, basta executar. Certifique-se, no entanto, que há um pendrive inserido no computador (ele deve ter no mínimo 1 GB de espaço disponível) e abra o software.

rufus-pendrive-boot-windows

Na guia de nome dispositivo (imagem acima), selecione o seu pendrive e observe em Tipo da partição do sistema de destino se Partição MBR para BIOS ou Computador UEFI está selecionado. Se sim, prossiga. Na guia Sistema de arquivos coloque FAT32 (Default). Em Opções de formatação/Criar disco bootável com escolha o formato ISO Imagem. Feito isso, clique na pequena imagem que representa um disco e na tela que abre encontre no seu PC o arquivo ISO de seu sistema operacional. Em seguida, clique em Abrir. Agora é só clicar novamente em Iniciar para que o Rufus transforme o pendrive em um dispositivo inicializável (de boot). Terminada a gravação, clique em Fechar para concluir.

E é somente isto. Sempre que houver problemas no seu computador em sua inicialização normal insira este pendrive de boot criado pelo Rufus e tente iniciar por ele. Você verá que todos os arquivos e programas estarão sempre ali. Recomendamos também fazer uma faxina no PC com um antivírus e um antispyware e atentar para o fato de que, para inicializar um computador pelo pendrive é preciso, antes, que você altere as configurações dele na BIOS de seu sistema.

Para saber como fazer isso, pesquise no Google sobre "Como configurar o Windows para dar boot pela USB" e siga os resultados. Abraço e até mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.