Como pedir ao Google para retirar seus dados da Web

Se você é uma pessoa muito conhecida na internet provavelmente já deve ter se deparado com alguma página na web em que foi citada(o) ou que viu seu nome associado a alguma coisa que não gosta ou alguma causa que não achou apropriada. Pois então saiba que sim, é possível pedir ao Google para que o conteúdo seja removido da internet - antes mesmo de reclamar ou ir à justiça. Ao fazer isso, o Google irá analisar seu caso e poderá apagar o conteúdo. Vamos ver como isto funciona na prática.

remover-conteudo-google

Atualmente, o Google mantém uma página com um formulário onde você pode preencher e fazer a denúncia. E uma das formas mais práticas de saber se alguém o associou, na web, a alguma coisa ou causa sem o seu consentimento é fazer uma busca por seu nome.

Primeiro, digite na busca do Google seu nome completo e veja o resultado. Se surgirem resultados desagradáveis, algo de que você não gostaria ou que não condiz com a verdade, então acione o formulário do Google e faça uma ocorrência para que a página em questão seja removida.

No formulário, primeiro insira seu país, em seguida seu nome e e-mail. Agora, na segunda linha, cole a URL - ou as URLs - do site em que você foi citada(o) e ao qual deseja que seja removida. No último parágrafo, descreva as razões porque quer que esta página seja removida. Por exemplo, diga se é uma blasfêmia, se está sendo insultada, se não autorizou, etc. Clique em enviar e pronto. O Google vai analisar e, aceitando seu pedido, removerá o conteúdo do buscador.

Lembrando que este método não significa necessariamente que tudo esteja sanado  ou que você não precise entrar com uma ação judicial se sentir lesado por alguém - as pessoas podem voltar a publicar coisas sobre você novamente. O Google retira das buscas o que estiver ligado a seu nome, a seu pedido, mas o critério final para esta decisão é sempre da empresa ok. Até mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.