A verdade sobre política e emoção

politica-eleição-lula-dilma-governo-emoção

Se tem um assunto que muita gente não gosta de falar nem comentar é sobre política. As pessoas a detestam. Um dos motivos para isso é o fato óbvio de ninguém acreditar na política – e nos políticos em geral.

O que pouca gente sabe é que a política existe em nosso dia a dia de diferentes formas. Sem se dá conta você está fazendo política em todas as suas relações e relacionamentos. Seja no seu trabalho, com amigos, no barzinho, no futebol, com a família no aconchego de seu lar…

Sim, a política é um conceito inerente ao ser humano. Por isso desconfio quando escuto alguém dizer que a detesta de coração. Política - ou fazer política - diz respeito ao modo ou método como você se relaciona com as pessoas, e de como você obtém dela o que necessita para sua sobrevivência. O conceito, em várias vezes, está ligado ao modo de bem viver – ou de ser um "bon vivant" como dizem.

O fato, portanto, de muitos detestarem hoje a política está mais relacionado ao modo escuso e incoerente com que os políticos tratam essas relações. Na política nacional, trair é algo normal. E algumas vezes isso parece ser até virtude. Não há valores morais. A busca por valores, por princípios e por moralidade na política – e nos políticos brasileiros em geral – é uma grande e pura perda de tempo. Isto é algo tão vago e inexistente como uma nota de 2 reais.

Esse mundo maravilhoso da politicagem que flerta com o glamour e convive nababescamente com a riqueza não condiz com os nobres e raros sentimentos humanos e seus princípios sagrados. É como se nele apenas vencesse "o mais forte", "o mais esperto", "o mais sagaz". Entenda-se assim como "o predador", aquele que derruba o outro, que o destrói de forma suave e sistemática. E que sai ileso enquanto o outro é dizimado impiedosamente.

Não é à toa que aquele político que sabe "passar emoções" sem que as pessoas desconfiem que isso é uma estratégia de convencimento é o que se dá melhor. Pois o povo que é enganado (o povo é considerado leigo e ignorante), e mesmo aqueles que tem entendimento das coisas se deixam levar pela emoção. Só para se ter ideia: há, no Brasil, uma empresa que ganha muito dinheiro vendendo "emoções", a TV Globo. E ela faz política.

Portanto, um dos reais motivos de pessoas inocentes serem lesadas por políticos é a desinformação, o analfabetismo emocional (que existe acima da inteligência) e a insegurança em relação a vida. 

Acreditar que políticos possam valorizar coisas como honestidade, retidão, firmeza de propostas e a palavra é ser ingênuo. É o mesmo que acreditar que os heróis dos quadrinhos da Marvel existem na vida real, e estão entre nós.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.