Como a imprensa manipula você e se omite de dizer a verdade

No Brasil, infelizmente, criou-se a ideia que basta que uma pessoa saia na capa de uma revista ou jornal influente como suspeita de alguma coisa para que ela já deva ser condenada sumariamente.

Todas as pessoas comuns que leem essas matérias e pregam isso caem no erro induzido pela revista ou jornal, que é o de condenar e linchar antecipadamente o suspeito ou a suspeita. O que esses leitores não sabem ou não se dão conta - ou sabem e fingem não saber - é que essas supostas reportagens em revistas e jornais são feitas "sob medida" pelos donos dessas empresas com "interesses próprios e não-confessos" nas eleições e no governo brasileiro.

veja-falso-jornalismo-imprensa

Toda época de eleição isso surge, e surge sempre com maior ênfase. O que poucos percebem, entretanto, é que essas mesmas revistas e jornais não se indignam quando o assunto é, por exemplo, uma suposta corrupção de seus aliados. Vejam só, hoje está a maior falta de água em São Paulo e o que foi feito do dinheiro investido na Sabesp?... Não se vê nenhuma capa ou matéria indignada dessas revistas e jornais sobre isso. Porque?

Cabe ao eleitor e a eleitora com bom senso não cair nessa "armadilha" criada na matéria dessas revistas. Eles trabalham com informação e a manipulam da forma que for mais conveniente para eles e para seus "aliados". A intenção é a de sempre; lhe enganar, deixá-lo cativo e desinformado, e fazer você acreditar cegamente no que eles publicam.

Nenhum brasileiro ou brasileira em sã consciência iria condenar outra somente por que viu numa revista, leu numa revista, apareceu na TV ou porque todo mundo fala mau do suspeito...

A imprensa (apenas uma parte dela) se vale do "nobre conceito da imprensa livre" para fazer panfletagem para os amigos, botar o terror nos inimigos e, sem trégua, trabalhar a mente dos incautos e incautas. Isto, leitor, é sempre perigoso em suas relações e relacionamentos.

Em pleno século XXI não cabe mais as pessoas acreditarem cegamente no que leem ou veem na TV e achar que isso é a verdade absoluta. É preciso ter prudência. Até mesmo para não cometer injustiças e não condenar pessoas inocentes.

Se a imprensa brada para que você cometa injustiças previamente, meu conselho é, espere pelos fatos. Não caia nessa "onda". Até porque, donos de revistas e jornais, nunca vão lhe dizer, mas eles não são e nunca foram pessoas éticas. Eles defendem unicamente seus próprios interesses - e os interesses de quem pagam à eles - e atacam duro todos aqueles a quem tem por inimigos. 

Pense nisso antes de ler uma revista, assistir a uma "suposta indignação" de um repórter na TV e sair por aí culpando alguém. Reflita. Use o cérebro.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.