Criando e configurando uma rede de proteção para a família no Windows

Criar uma rede de proteção para a família no Windows no seu computador de casa é muito simples. Após criar, você poderá controlar tudo, desde o acesso à web das pessoas no computador até a administração do tempo de utilização por cada usuário. Para criar esta rede, a primeira coisa a fazer é criar contas de usuário para cada membro de sua família no computador. Veja abaixo os passos a seguir para fazer isso.

conta-computador-local-windows

Supondo que você esteja usando o Windows 8.1, vamos primeiro criar uma nova conta de usuário e só depois daremos a ela as permissões necessárias de utilização para cada usuário. Então, em seu computador na tela inicial, pressione as teclas Windows + C para abrir a barra Charms e clique em Mudar Configurações do Computador. Em seguida, vá ao menu Contas e depois em Outras Contas e clique no botão de mais (+) onde diz Adicionar uma Conta (imagem acima).

Escolha Conta Local e coloque o nome do novo usuário (ou um nome de login) e, logo após, crie uma senha para proteger esta conta - lembrando que você deve fazer isto para cada novo membro da família que criar uma conta, pois assim ninguém poderá entrar na conta uns dos outros. Feito isso, você estará criando contas restritas, ou seja, contas de usuário com direitos padrão, mas que não tem potencial algum para causar danos no computador.

É bom lembrar que em cada conta, embora seja para pessoas adultas, o Windows a interpreta como se fosse para uma criança, por isso, marque a caixa onde ele pergunta Trata-se de uma conta de criança?, e clique em concluir. Pronto, a nova conta foi criada. Agora faça o mesmo para cada um membro da família neste computador - sempre criando senhas diferentes para cada uma e anotando-as ao final. 

painel-controle-windows


Após refazer os processos, vá ao Painel de Controle e na seção Contas de Usuário e Proteção para a Família, clique em Configurar Proteção para a Família para qualquer Usuário. A partir daqui, para restringir o acesso a conteúdos da web, selecione cada uma conta e clique em Filtragem de Sites. Depois, no campo Selecione um Nível de Restrição na Web, opte por Criado para Crianças se a conta for de uma criança, e Comunicações Online se a conta for de um adulto. Se preferir, você pode optar também por Somente Lista de Permissões e clicar nos links para autorizar os sites que devem ser permitidos os acessos. Lembrando que você deve fazer esta opção para cada um usuário. Após isso, volte a seção Configurações do Usuário e em Limites de Tempo escolha um tempo de uso para cada usuário (uma hora ou duas horas, por exemplo) e, em Restrições de Horário, defina as horas em que cada um pode utilizar o computador. Posteriormente, e sempre que achar conveniente, você poderá refazer todas estas mudanças.

Por fim, em Classificações, você também deve escolher o que cada membro de sua família pode ou não pode baixar da web, e definir quais classificações são adequadas para games e jogos. Agora, sua rede está criada. Você, como administrador único do computador, tem poderes para controlar tudo, realizar alterações e, se quiser, na seção onde diz Exibir Relatórios de Atividade, ver e monitorar o que cada novo usuário/membro de sua rede fez quando esteve logado e online no computador. Fácil, não é?

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.