Criando um grupo doméstico para compartilhar arquivos no Windows

Sem depender de programas e serviços de terceiros, e no próprio Windows, você pode criar uma rede doméstica para compartilhamento de arquivos com qualquer outro computador ou com vários dispositivos como, por exemplo, tablets, smartphones, etc. Você pode começar a ver um filme no computador e terminar de assisti-lo em um tablet, ou escrever um documento no Word e finalizá-lo no seu smartphone, entre tantas possibilidades. Para saber como criar esta rede doméstica no Windows vamos seguir os passos abaixo.

rede-grupo-domestico-windows

É muito fácil criar uma rede doméstica para compartilhar pastas e arquivos no computador, primeiro, se você estiver no Windows 8, pressione as teclas Windows + C para abrir a barra Charms, depois escolha Configurações e vá em Mudar Configurações do Computador. Em seguida, selecione Rede e Grupo Doméstico e clique em Criar para criar seu próprio grupo e personaliza-lo a seu modo.

Nesse momento, o sistema pode demorar um pouco na criação de seu grupo, aguarde. Após surgir na tela uma senha de acesso, anote-a. Ela será útil para usar nos outros dispositivos que deverão ser adicionados a este grupo. Até aqui tudo bem, agora, em um outro computador, faça o mesmo caminho descrito acima (se for Windows 8) e vá até a seção Grupo Doméstico. Nela, digite a senha que foi anotada anteriormente. Pronto, você já poderá ver neste computador todos os arquivos e pastas que são compartilhados do outro PC.

No novo computador, entre no Explorer e clique em Bibliotecas, depois em Grupo Doméstico e clique no ícone do outro computador para ver os arquivos e pastas que ele está compartilhando. Caso queira mudar alguma coisa, no Explorer, clique em Alterar Configurações do Grupo Doméstico e altere o que você compartilha, a senha e muito mais. Há também a opção para Abrir Soluções de Problemas caso você tenha algum problema na configuração de seu grupo.

Para compartilhar qualquer arquivo de um computador para o outro – ou de um PC para qualquer outro dispositivo – basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta e selecionar Compartilhar>Grupo Doméstico (visualizar). A outra opção de Compartilhar>Grupo Doméstico (visualizar e editar) permite que as pessoas também editem esses arquivos. Tenha cuidado com este detalhe.

Por fim, agora você tem uma rede doméstica e pessoal criada e pronta para compartilhar seus filmes, musicas, fotos, documentos e pastas inteiras com qualquer outro dispositivo conectado a ela. É isso aí, aproveite.

Dúvidas? Deixem nos comentários, ok.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.