Se você faz compras online, é muito importante se preocupar constantemente em proteger sua identidade na web. Veja abaixo alguns passos essenciais que você deve ter em mente para ficar mais esperto(a) nesse nosso incrível mundo digital.
1 - Inspecione os extratos de seus cartões de crédito; Crie o hábito regularmente de olhar as faturas de seu cartão de crédito para ver se há qualquer atividade de aparência estranha nele. Lembre-se: se você receber uma cobrança não autorizada, mesmo sendo de um valor pequeno e ignorar isso, saiba que alguém lá fora, irá atacar de novo, e de novo e de novo, a menos que você tome medidas concretas e entre imediatamente em contato com a empresa do cartão para providencias.
2 - Salve todos os documentos com suas informações pessoais; Saiba que os ladrões e pessoas de má fé irão sim, vasculhar seu lixo procurando documentos seus (ou xeroxs de documentos) que mostrem números de identificação de INSS, de cartões de crédito ou informações de contas bancárias, entre outros. A melhor coisa a fazer para não deixar qualquer anotação por aí é picotar tudo com uma tesoura, queimar os papéis e qualquer coisa que possa ser reveladora de seus dados, incluindo recibos de compra.
3 - Veja os relatórios de seu crédito: Pelo menos uma vez por ano, veja seus relatórios e sua situação nas principais agências de crédito (Serasa, SPC, etc). Desta forma, você será capaz de detectar eventuais ações suspeitas como, por exemplo, um ladrão querendo fazer abertura de uma conta de cartão de crédito em seu nome, etc. Estas empresas de crédito, muitas vezes, vendem "pacotes de segurança" sobre isso, compre um se achar necessário.
4 - Congelamento do crédito; Se você foi vítima de roubo de identidade ou se suspeita que foi, considere imediatamente o bloqueio e o congelamento de seus cartões e créditos. Isso irá impedir o ladrão (e impedi-lo também) de obter empréstimos ou retirar cartões de crédito nos bancos e agências. Até que, indo lá pessoalmente, você os descongele. Mas é a medida mais correta para bloquear criminosos de abrir contas em seu nome e manchar seu crédito na praça.
5 - Limite o acesso à seus dados; Além de usar uma tesoura para dar fim a qualquer documento com seus dados caso não mais precise deles, considere também obter um cofre onde você possa armazenar documentos sensíveis e o número dos cartões de crédito que você leva na carteira. Lembre-se também de sempre ter à mão uma lista com números de telefone importantes (por exemplo, de bancos e empresas de cartão de crédito) para o caso em que você precise contatá-los imediatamente, ao perceber que perdeu ou alguém roubou sua identidade, cartões ou sua carteira.
6 - Proteja suas informações com senha: Responda rápido: se o seu dispositivo (celular, smartphone, tablet ou notebook) for perdido ou roubado, alguém que encontrá-lo vai ser capaz de acessar os seus dados?... Se sim, entenda que eles não vão conseguir se seus aparelhos estiverem protegidos com uma senha forte. Não use o nome do seu gato ou de sua namorada como senha. Crie uma senha complicada, com letras, caracteres, números, letras maiúsculas e minúsculas entrelaçadas. Uma senha forte é uma senha difícil de ser descoberta.
7 - Use um software de segurança reconhecido e abrangente; É essencial que em todos os seus dispositivos digitais você utilize e tenha atualizado um software completo de segurança. Há inúmeros softwares bons no mercado. Dê preferencias àqueles que não apenas protegem seus dados mas também o protegem contra o roubo de identidade, e esteja presente em todos os dispositivos. Não economize nessa questão, busque sempre o melhor.
Por fim, é isso. Essas são dicas essenciais para se proteger no mundo online (e offline também) e, lembre-se: o seguro morreu de velho. Até a próxima.
0 Comentários:
Postar um comentário
- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.