Como se defender dos crimes contra a honra na Internet

Voce já foi caluniado e difamado pela internet? Sabe como proceder se isso algum dia ocorrer? Bom. Muitas pessoas não denunciam quando são vítimas de calúnias por medo e, algumas vezes, porque esperam que "os ataques" caiam no esquecimento, mas é um grande erro delas. A difamação e a calúnia na web é considerado um crime grave contra a honra e devem sim serem denunciadas. Vejam como proceder:

calúnia-difamação-web

Antes, porém, para ter uma ideia de como isso ocorre, imagine o seguinte caso: imagine que você é de uma família rica e um ex-genro seu, incorformado com o fim do casamento rompido por sua filha, decidiu se vingar da ex-mulher e, consequentemente, de toda sua família. Ele então publica fotos íntimas do casal na net e faz textos depreciativos sobre o comportamento de vocês. O enredo, que até poderia fazer parte de uma novela, na verdade é um caso muito corriqueiro hoje em dia. A internet, muitas vezes, é usada como um tipo de arma, de vingança, e inclusive até para extorsão. Mas o que fazer se você for vítima dessas calúnias? A resposta é simples: prestar queixa na polícia.

Mas como saber o culpado? E mesmo sabendo como provar que foi ele? Aí é que a situação se complica. Por duas razões: primeiro, porque o código penal brasileiro é de 1940 e, obviamente, não comtempla os crimes da nova era digital. Segundo, porque nem sempre é fácil provar quem estava do outro lado do computador. Entenda porém que casos de calúnia e difamação são crimes sim e, havendo condenação, o culpado fica sujeito a uma pena que pode variar de três meses a três anos de prisão, além de multa.

Eu tenho uma técnica quando quero saber o que falam de mim (ou de meus negócios) na web: vou no Google Alerta. Por ele, sou avisado por email sempre que meu nome recebe uma nova citação na web. Assim, consigo saber rapidamente se há algum comentário impróprio relacionado a mim ou à meus negócios. Ameniza, mas não é tudo.

E afinal, quais as medidas que se deve tomar quando (e se) você for o alvo de calúnias e difamação virtual? Veja algumas:

1º - Procure uma delegacia e registre uma queixa. Não é necessário que a delegacia seja uma especializada em crimes digitais, qualquer uma serve.

2º- Identifique de qual servidor veio o email difamador. Para isso, geralmente basta clicar em "exibir" e "opções" que chega-se ao cabeçalho da mensagem, onde há dados que indicam o número do servidor. É o primeiro passo para chegar ao autor. Imprime e guarde. (lembre-se aqui que uma calúnia e difamação só ocorre quando este email é repassado a várias pessoas e a mensagem se tornou pública).

3º - No caso da mensagem estar exposta na web ou constar em sites públicos como Orkut, Facebook, etc, procure imediatamente um cartório. A razão é porque a mensagem difamatória pode ser apagada a qualquer momento. Lá, o tabelião irá acessar a página, verificar que ela realmente está na web e vai emitir um registro. Com o documento, procure um advogado e entre com uma ação, pois esse doc. pode ser usado como prova na justiça.

No mais, é isso. Termino dizendo que espero que isto, um dia, não ocorram com vocês.

113 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Dou mais uma:

- Vá a um cartório tabelionato;
- Peça para o escrivão visualizar a página em que foi feita a ofensa;
- Após isso, ele imprime a página e certifica que à leu exatamente naqueles termos, gravando o ato em seus livros de notas;
- Emite uma certidão com seu selo, informando que, naquela data, entrou na internet e leu aquela informação.

C. disse...

Adoro essas descobertas de links de utilidade pública.
Eu como nao faco maldade dos gêneros na web e nem na vida real, nao vou precisar, mas sempre tem quem precise, e assim posso indicar.
Eu costumo nao usar meu nome completo na net em lugar nenhum, muito menos dar informacoes ao pé da letra (ninguém precisa saber), principalmente no Facebook que segue (tem uma palavra pra "segue" mas esqueci agora) todo o lugar que você vai , nao é à toa que tem o ícone deles em toda e qualquer página.

C. disse...

Lembrei da palavra para "seguir", é RASTREAR.


Beijocas

Anônimo disse...

Otimas dicas;me ajudou muito. Obg

Anônimo disse...

obrigada pela dica,estaou passando por isso e tomarei todas as providencias,vc pode me passa teu imailpra eu tirar outras duvidas que não cabem expor aqui?

J. Neto disse...

Olá Anônimo!

Sou o editor do blog. Pode entrar em contato comigo aqui.

E deixe o seu email para a resposta ok!

Abraços!

Fernanda disse...

Olá,boa noite! Minha família vem sendo caluniada e difamada no facebook. Só que autora das postagens apagou todas antes que eu soubesse que tinha que fazer o registro no cartório. Teria como eu processá-la só as provas de print screen que foram salvas em paint brush ?

J. Neto disse...

Olá Fernanda!

Segundo dizem os advogados, você pode sim, usar o print screen da tela como prova.

Abs!

Anônimo disse...

Boa tarde! Por favor me esclareça uma coisa.Minha sobrinha foi vítma de uma calúnia.Ela tem 12 anos e alguma coleguinha dela que sabia a senha dela no facebook troco mensagens pelo facebook como se fosse ela.Fez o prtscrn e postou na linha do tempo.(uma conversa pornográfica).como devo agir para quem postou tirar imediatamente esse post.obrigada!

J. Neto disse...

Olá, no próprio Facebook tem uma seção para fazer denúncias. Vá até esta seção e denuncie o suposto (ou a suposta) crimnoso(a) que roubou a sua senha. Lá, tambem há muitas outras informações de como agir nesses casos.

Abraços!

Anônimo disse...

Olá meu nome é Nubia, fui vitima de vários xingamentos atravéz do facebook, mas atravez de mensagem privada direcionada apenas á mim. Cabe processo?

J. Neto disse...

Núbia,

Siga os passos descritos no post, tire um printscreen das páginas e dos textos em que lhe difamam, anote tudo, incluindo o dia e hora da agressão, e leve tudo à polícia federal especializada em crimes pela internet. Porém, antes de tudo isso, faça primeiro uma denúncia ao próprio Facebook no canal ok! E veja o que lhe respondem.

Abraço!

Anônimo disse...

OBG PELA DICA, VOU PROCURAR A JUSTIÇA...
PORQUE MEU MARIDOR DIZ QUE NÃO ESTA MAIS COM UMA PESSOA MAIS ELA VIVE POSTANTO FOTOS DELES NO FACE... E ESTA TIRANDO O MEU SUSSEGO.

Anônimo disse...

criaram um perfil falso meu e fizeram umas conversa com outro perfil falso como se eu estivesse traindo meu marido.. o que devo fazer?

J. Neto disse...

Olá Anônima!

Tire um print screen da tela e leve a uma delegacia especializada em internet. Faça também um boletim de ocorrência para ficar acobertada ok!

Abraços!

Anônimo disse...

Olá boa tarde, tudo bem?

Tive meu aparelho celular (iphone 4S) furtado no domingo (03/02/2013) em torno de 19:00. Foi cancelado o IMEI bem como o chip. Não tinha registrado o programa de rastreamento (Find my iphone) estava desprotegido de senha, enfim sem nenhuma proteção. Fiz o cancelamento do IMEI bem como do CHIP, mas os meus dados estão todos armazenados no memória do tefefone : Meu nome completo, número de meus contatos e fotos nuas e vídeos tambem . Já fiz o BO, e estou desesperada !!! sei que não posso fazer nada e esperar pela maldade para agir, MAS informe-em se há alguma forma de eu ADIANTAR essa proteção ? Fico 24 horas na net com o google alert, O ladrão ainda não se manifestou por telefone ou por email , mas sei que pode fazer isso há qualquer hora .

Como devo me proteger antecipadamente ??

Agradeço sua valiosa informação.

J. Neto disse...

Olá Anônima!

Se você já fez um B.O. já fez tudo o que pudia. Se, porventura, o ladrão ligar pra você, acione a polícia ok. Não tome nenhuma atitude sem avisar a polícia antes. Entretanto, creio que por ser um iPhone (um aparelho mais sofisticado e caro) logo o ladrão vai tentar quebrar as configurações dele. Até para evitar que alguém desconfie e o encontre, suponho.

Anônimo disse...

Estou passando isso com a atual do meu ex marido
através do facebook, como devo preceder????????!

Olineisouza Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J. Neto disse...

Olineisouza,

Tire um print screen da tela com as supostas ofensas e procure uma delegacia especializada em Internet na sua cidade e faça uma denúncia ok!

Pode não resolver, mas já é um bom começo.

Olineisouza Souza disse...

obrigada pela dica

Anônimo disse...

oi estou sendo defamada pelo facebook por pessoas da minha familia não citam diretamente meu nome, mas todoa sabem que é p mim, essa pessoa cita que tem mensagens minhas direcionadas a outra pessoa, ja fiz um b.o e estou aguardando ser chamada p depôr o que devo fazer?vale a pena processar essa pessoa?

ROSE disse...

boa noite. RECEBI UMA MENSAGEM PRIVADA PELA INTERNET , DE DEFAMAÇÃO E CALUNIA , OQ DEVO FAZER IR NA DELEGACIA OU FORUM, ?

Anônimo disse...

O NOME DO DOCUMENTO QUE O TABELIÃO LAVRA, CONSTATANDO UM FATO,DENOMINA-SE ATA NOTARIAL. SERVE COMO PROVA,POIS O TABELIÃO COM A FÉ PÚBLICA QUE POSSUI PODE CERTIFICAR A EXISTÊNCIA.

Anônimo disse...

minha tia postou no face do meu irmao passando msg dizendo que nao tira o insulto de ladra como devo fazer. me chamado de ladrona

Anônimo disse...

fiz o B.O na delegacia, moro numa cidade pequena e o autor das ofensa é uma pessoa de alto poder aquisitivo e sem noção, pois já foi várias vezes processado...mas pelo que ví, é do tipo que acha que pode falar o que quer de quem quiser, pois se acha o próprio Coronel..já que tem vários amigos poderosos!!! Pelo que soube alguns processos foram arquivados, em outros ele foi condenado a pagar cesta básica...na própria delegacia me perguntaram se eu ia insistir no B.O ( com ar de ironia!). Mais do que o procedimento criminal, que pelo visto não dá em nada...gostaria que ele de fato fosse condenado a pagar pelo que fala!!! Quem sabe mudano o foco e atacando o bolso ele aprende?!?!

Anônimo disse...

Recebi uma mensagem do meu celular me caluniando, afirmando que me noivo é corno. Como faço pra desmascarar essa pessoa,já que a mensagem foi via internet com o cód. +55 e o número do celular seguinte? Tenho desconfianças,mas quero provar a meu noivo que não sou o que dizem. Grata

Anônimo disse...

eu mim passei por ser sogra de um menino mas não sou mas com todos meus documentos mas hoje não quero ser mas responsável por isso porque ele já largou minha filha o que faço

Anônimo disse...

so vitima tambem a ex do meu marido fez montagem com a minha foto e varias outras coisas mais ela mora em outro estado oque eu faço ????

Anônimo disse...

eu sou professora e sofri uma difamação pelo facebook por um aluno, se referindo a mim inclusive com meu nome!!
como proceder para entrar com uma ação na justiça?
att

Fabiana Nóbrega disse...

tenho uma funcionaria fazendo citações falsas contra a empresa em que trabalha. nao consigo provar q são falsas pois não sao baseadas em informacoes mentirosas dela e que agridem a empresa.
ela cita como atual empregador mas nao cita o nome da empresa embora o nome da empresa esteja escrito como seu atual empregador.

Anônimo disse...

Ola estou sofrendo calunia de uma menina falando que eu sou ma funcionario no meu trabalho, falando que eu minto faco parte de um golpe citou meu nome, me marcou como devo fazer

Anônimo disse...

Me caluniaram no face, mandando uma mensagem por celular. Tem como descobrir quem postou este comentário? uma vez q celular não possui IP?

Anônimo disse...

Me caluniaram no Facebook, mas foi somente para uma pessoa, o noivo de uma amiga. É fácil descobrir quem foi? Quem é o dono do perfil falso? Demora demais? o Facebook libera as informações cadastrais e de acesso facilmente? Isso é suficiente para ter uma acusação? GRt

Merit Rabanes disse...

J. Neto, e quando alguém se ofende com o que escrevo em meu blog sem citar nomes, inclusive o meu, já que uso um codinome; estou cometendo algum crime?

Anônimo disse...

eu e minha irma fomos cluniada por uma pessoa no facebook so que ela postou uma mensagem sera que posso fazer um bo contra ela sendo que nao foi a publico so eu e uns amigos lemos

anônimo disse...

Quando posto algo na minha linha do tempo e nao ponho nome e a pessoa acha que e para ela pode me processar mesmo na minha linha do tempo sem nome obrigado

Anônimo disse...

Por favor me ajude. Eu nem conheço a pessoa e ela me xingou. Eu em nenhum momento troquei palavras com essa pessoa. Apenas deixei uma mensagem sobre um programa de tv. Eu gostaria de saber se posso entrar na justiça ?

Anônimo disse...

Ola Boa Noite quero Mto agradece pela informação contida neste site Mto me ajudou. Pra fazer o que eu queria a processar uma pessoa pr calúnia e difamação.

Maay B. disse...

Oi, estou passando por um problema. Fui ofendida e difamada em um grupo de facebook diante de todas lá de dentro. Fiz print de tudo. Mas soube que apagaram algumas coisas. Meus prints valem como provas contra elas? O que eu faço? me ajude por favor.

Anônimo disse...

e quando a altora da calunia e defamaçâo nâo coloca o nome o qual esta caluniando

Anônimo disse...

Olá, a um tempo atrás fui vítima de calúnia e difamação pelo facebook, a ex mulher do meu namorado com qual ele tem um filho hoje em dia. Ela vivia me provocando pelo facebook e me difamou pra família dele que eu não prestava e falou coisas que nunca fiz, falou que fiz macumba pro meu namorado e ai um dia fui conversar com ela pelo facebook na boa e ela respondeu no mural , publicamente e colocou meu nome e nos comentários família e amigos dela me xingou de diversas formas também. Ela disse pra mim por imbox "pra eu tomar cuidado porque pode ser pior pra mim " isso é uma ameaça de fato ? Quero entrar com uma ação contra ela mais quero saber se isso é válido, tirei print screen de tudo que ela fez e guardei.
Obrigado.

Anônimo disse...

tenho impressos varios comentarios a meu respeito feitos em um faick e em um face de um rival minha gostaria de saber se seria possivel entrar com uma ação contra ela já que ela não cita meu nome nas publicações mais todos os conhecidos sabem que é pra mim que ela esta direcionando o que devo fazer?

Anônimo disse...

To recebendo msg q ta na cara q e fake me acusando de algo q nao fiz . Como descobrir quem e de onde veio ??

Anônimo disse...

Como descobrir uma conta fake?

Gatinha disse...

Bom dia ontem fui vitima de uma difamação no face, onde criaram um fake usando minha foto e meu nome para mim difamar, só que assim que fiquei sabendo através de colegas eu automaticamente denunciei pelo face mesmo e nao se encontra mais disponivel a pagina, o que faço pra registrar a queixa e provar que existiu o fake ?

J. Neto disse...

Gatinha,

A resposta para sua pergunta está no texto. Tire um PrintScreen da tela falsa e encaminhe-a para a polícia ok.

Anônimo disse...

Olá, uma menina da minha sala na faculdade, me odeia, sem eu ter feito nada. Ela está recebendo ofensas em anônimo no ASK, e porem ela acha que sou eu que estou ofendendo ela, e então ela responde tudo referindo- se a mim. Sofro bullying da parte dela em sala de aula também, vive falando mal de mim, eu ouço de longe, e também vive dizendo que ela bateu em fulano de tal e etc. Ela é bem maior que eu, e por isso fica se aproveitando. O que fazer? Ainda por cima tenho ansiedade, gastrite nervosa, entre outros, e isso esta me deixando mais nervosa e mais ansiosa ainda ! Pra mim isto esta sendo uma violência psicológica!

Anônimo disse...

Olá, eu tenho uma amiga que está sendo traida pelo namorado dela, criei um face falso e enviei as mensagens por imbox explicando para ela o caso. tem como ela descobrir que sou eu quem mandei? Tenho medo dela ficar brava comigo.

Anônimo disse...

Minha ex me difama por email, ofende a min e a minha atual companheira, insinua coisas que eu nunca disse, quero processa-la, mas tenho medo de perder a guarda do meu filho q tenho com minha ex. O que fazer??? AJUDA!!

vida disse...

ola ,gostaria de saber como faço pra a ex mulher do meu marido retirar as fotos dele do fecebook dela pois isso me encomoda ja pedi a ela e ela nao quer tirar como posso fazer? pois essas fotos me encomoda e uma vez q ele separou e foi morar com ela mais agora estamos juntos novamente e ela nao quer tirar as fotos como devo proceder? e alem de tudo ela ainda me disse palavras ofensivas enviadas nas minhas mensagens como faço pra resolver esse problema? obrigada bom dia

Anônimo disse...

Olá, estou ha mais de 1 ano recebendo mensagens ofencivas no meu facebook com mensagens de perfil falso que em seguida são desativado, como faço neste caso para denunciar. Preciso de ajuda, ate fizeram um perfil falso com meu nome e foto,

Anônimo disse...

Olá. Hoje fui vitima de difamação e antes de sair para ir na delegacia, vim pesquisar como era o procedimento para levar isso a diante e acabei parando aqui.
Infelizmente o que foi dito era no facebook e apesar de eu ter tirado print de tudo, o responsável por tal difamação, excluiu o post antes de eu poder ir ao cartório.
Gostaria de saber se meu caso está perdido ou há alguma maneira de eu levar isso adiante.

J. Neto disse...

Atenção, para quem está sendo supostamente ofendido na web ou no Facebook.

Os procedimentos são os seguintes:

- Tire um Print Screen da tela (com a origem do ataque e da agressão) para que haja uma prova concreta.
Vá a um cartório tabelionato;
- Peça para o escrivão visualizar a página em que foi feita a ofensa;
- Após isso, peça para ele imprimir a página e certificá-la que à leu exatamente naqueles termos, gravando o ato em seus livros de notas;
- Emita uma certidão com seu selo, informando que, naquela data, entrou na internet e leu aquela informação.

Se a página em questão já foi retirada, entre em contato com o Facebook para esclarecimentos (ela ainda pode estar em cache nos servidores do Facebook). Mesmo após esses procedimentos nada garante que você ganhará a questão sem uma prova concreta ok!

Abraços!

Anônimo disse...

Olá,

Espero que você responda :)

Darei um exemplo antes da pergunta:

Existem 3 pessoas nesse exemplo, que chamarei de "A", "B" e "C".

Bom, a "A" escreveu em seu facebook publicamente um texto um tanto ofensivo sobre sua vizinha que é a "c".
A pessoa "B", também comentou essa publicação sobre a tal vizinha "C". Mas lá não há nomes, apenas escrito "vizinha". A pessoa "c" resolveu imprimir aquele comentário, que já foi apagado, e quer usar para processar quem escreveu. Se não há nomes, e as pessoas A e B negam ser para a C. a C consegue provar e processar sem os nomes citados ao texto? ( a C deduziu ser para ela pelo fato de estar escrito "vizinha").

Juliana Alves disse...

fizeram uma fake,e estao expondo o meu filho e eu tbm,meu filho nasceu prematuro e a tal fake esta insinuando q eu sou usaria de drogas e pegando varias fotos do meu filho postando e me xingando,me marcando em publicações,o que eu posso fazer?

J. Neto disse...

Olá Anônimo!

Nenhum juiz condena alguém só com base em suposições. Um processo sem uma prova real - e sem o nome de alguém - não é aceito.

J. Neto disse...

Juliana Alves,

Em um comentário acima do seu há algumas dicas de como proceder nesses casos ok!
Leia e, se necessário, faça as devidas soluções.

Anônimo disse...

Fizeram um facebook falso, e apessoa esta se pasando por uma pessoa conhecida. Tem como eu descobrir da onde foi feito esse facebook?
A pessoa excluiu o face ja.

Anônimo disse...

ola sou o rui e tenho um pefil no facebook com as minha fotos e de fotos dos meus mais proximos,ou seja é o que todos fazemos.
Pois porem faz uns aninhos (3) que me alertaram que um gajo se anda a passar por mim,pede amizades nova com as minhas fotos(fotos tiradas com camara minha e fotos do fotografo proficional),no mes de agosto eu casei,e fui passar a lua de mel na madera,pois foi ai que descobri a verdade toda,em que um amigo (do face) da madera me disse cenas e conversas que eu lhe tinha dito,e no entando ele me disse se o meu nome nao se chamava "raul fraga"e eu disse eu sou "rui mestre" de lagos.
Entao o que eu faco agora ja denunciei ao facebook e ate ja pedi aos meus amigos e familiares para o denunciarem e ja o fizeram.
Mas ele continua com as minhas fotos,podem ver os nomes.
Por favor respondem me para o meu email pk kuase nunca venho aki,muito obrigado.(david262010@live.com.pt)

Contabilidade Dom Pedro II disse...

Boa tarde. Criaram um email falso com o nome de meu irmão e ficam enviando mensagens para minha irmã xingando ela e todos da família. Quero descobrir quem é pois já está passando dos limites, o que devo fazer?

mario disse...

foi vitima de um blog e foi colocado na net e no google, já fiz o B.O.no google e também na delegacia, faz mais de um mês que est ano ar e ninguém tomou providencia e estou sendo prejudicado no meu trabalho, que mais tenho que fazer??

Anônimo disse...

Eu fiz um comentário de revolta de um poster maltratando animais,sem citar nenhum nome.Alguém desconhecido fez um BO contra mim,eu posso ser processada?


Luciane Mesquita da Luz disse...

OLá J Neto, gostaria de me informar a respeito de uma comentários em fotos, me insultando, xingamentos,, e também mensagem privada e essa sim com insultos ainda mais pesados, e vexatórios. isso dá processo, como se classificam, os comentários por serem públicos, e a mensagem privada ? Obrigada

J. Neto disse...

Luciane,

Como foi dito acima: Tire um print screen da tela com as ofensas e xingamentos que sofreu, com as mensagens privadas (não as exclua de seu perfil), registre dia e hora, e procure uma delegacia especializada em Internet na sua cidade, em seguida faça uma denúncia ok!

Também é interessante autenticar esses documentos em um cartório, pedindo para o tabelião ver o que existe em seu perfil e constatar a ofensa. Pode ou não resolver (já que não há uma lei especifica ainda para a internet), mas já é um bom começo.

Abraços!

Anônimo disse...

Olá J. Neto, atualmente uma pessoa que era minha amiga no facebook postou algo onde tem xingamento e apelidos bem pesados direcionado para mim, só que na postagem não esta escrito meu nome, mas eu descobrir que é para minha pessoa, minha dúvida é: posso processar essa pessoa sem meu nome estar escrito? e uma amiga minha não gostando do que essa pessoa postou sobre mim revidou com uma postagem para essa minha ex- amiga. Posso processa-la?

J. Neto disse...

Olá anônima, no seu caso, só existe a possibilidade de processo se o seu nome for citado. Se não foi citado, como comprovar que é pra você?

simone disse...

Olá J.Neto. Antes gostaria de parabeniza-lo pelo seu blog, com certeza tem auxiliado muita gente. Meu caso é o seguinte: um coleguinha de meu filho (14 anos) que é homosexual, fez uma montagem (muito amadora por sinal) de um pritscreen sugerindo um dialogo do face onde simulava que meu filho o chamava para sair e que o garotolhe dava o fora, dando a entender que o meu filho é gay e compartilhou na rede. Quando descobrir liguei imediatamente para esse adolescente e o alertei que isso é crime, que Internet não é terra sem lei e que ele e seus responsáveis, poderiam até ser presos. Com medo da punição, ele excluiu a publicação e fez com que as pessoas que tinham compartilhado também excluisse. Porém a imagem corre na cidade de celular para celular e todas agora acreditam que meu filho é gay o que está deixando meu filho bastante arrasado. Como proceder se no caso o autor é um menor e as imagens não estão mais no face e sim nos celulares? Vale salientar que esse garoto enviou uma mens no whatsapp dizendo que fez isso pq estava com raiva do meu filho ou seja ele conversa o crime. Desde de já agradeço por sua atenção

Márcia disse...

Boa tarde, gostaria de saber após quanto tempo do registro de um boletim de ocorrência o acusado é notificado, o crime foi contra agressão escrita e ameaças?

Márcia disse...

Bom dia J Neto. Fizeram um bo contra mim com o crime de ameaças e agressão por escrito, via SMS. Gostaria de saber depois de quanto tempo a intimação ou notificação, não sei como chama, chegará para mim? Pois apenas falei q a pessoa iria pagar por tudo q me fez.... Não foi ameaça... Eu quis dizer q a vida faria ele pagar!
Obrigada

Anônimo disse...

Faço parte de uma instituição e uma pessoa saiu da mesma e fez uma publicação no facebook falando que não fazia mais parte da mesma e que não apoiava quaisquer das iniciativa da instituição , e ainda me marcou na publicação.Pedi para que a pessoa me desmarcasse pois eu ainda fazia parte e o depoimento dela não me interessava,em seguida recebi vários xingamentos,calunias e difamações de pessoas que nem ao menos vi na vida,chegando a me chamarem de palavras de baixo calão,burra,indigente,demente,idiota,babaca e de que eu não merecia respeito.Fiz print de tudo, como faço para que essas sejam penalizadas pelas ofensas?

J. Neto disse...

Simone,

Quando um caso envolve um menor, são os pais da "criança" os imediatos responsáveis. No caso de um envio de mensagens pelo WhatsApp por um menor, isto também se enquadra no mesmo crime que acomete a divulgação de fotos não autorizadas (ou montagens, o que é ainda pior). E, se após isso, ocorrer o Bullying (que parece ser o que está ocorrendo com seu filho) então, você pode sim entrar com um processo. Procure um bom advogado, caso não consiga resolver isso através de um diálogo com a família do menor, pois é importante que quem divulgou a "falsa imagem" (que é crime) deve sim ser punido - até para que não repita o feito em outras vezes.

J. Neto disse...

Márcia,

Uma notificação de caráter urgente ocorre em, no máximo, 24 horas.

J. Neto disse...

Anônima,

Como já foi relatado acima nos comentários; Tire um print screen da tela com as ofensas e xingamentos que sofreu, com as mensagens privadas (não as exclua de seu perfil), registre dia e hora, e procure uma delegacia especializada em Internet na sua cidade, em seguida, faça a denúncia ok!

Também é interessante autenticar esses documentos em um cartório, pedindo para o tabelião ver o que existe em seu perfil e constatar a ofensa. Pode-se fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência) contra a pessoa também, alegando que ela está lhe coagindo e ameaçando em seu espaço virtual.

Abraços!

Pamee Leaal disse...

Eu gostaria de tirar uma duvida no caso de alguem ter roubado a minha senha do facebook e ter lido mensagens pessoais eu posso por na justiça ??o que devo fazer?? Se ela diz ter colias das minha mensagens!?

Anônimo disse...

Gostaria de tirar uma dúvida. Em caso de falsidade ideológica. Um perfil falso de face sem conter calúnias, mas utilizando uma foto de outra pessoa é possível ser descoberto somente por ordem judicial?????

JUNIOR disse...


Em em grupo do facebook, tem um rapaz falando injúria e falando que sou doente metal, deficiente, entre outras coisas... Eu tirei o print de tudo do começo ao fim da conversa, você acha que isso basta? Ou tenho que ir no cartório? Ou no caso na delegacia eles podem abrir a página e ver os comentários? Abraço!

ARTISTA PLÁSTICO disse...

Oi é o seguinte meu caso ! sofri uma séria difamação e calúnia no dia 21 de junho de 2013 e estamos em 2014 e tenho o print screen e também o E-mail original tudo por causa de um grupo religioso e fui vítima de inveja e conspiração sou empresário e as ofensas foram graves enviadas para 15 pessoas por esse individuo que se dizia amigo o que eu faço dizem que se prescrever 6 meses não tem como isso procede ou tem perante a lei se eu quiser tomar as providências pois fazemos parte de um mesmo grupo religioso e os diretores do mesmo ficou de marcar uma reunião e não fizeram nada como proceder se eu me sinto ainda lesado e muito decepcionado na pois na época não fiz nada pois o pai do cara tem problemas de coração e tive pena e ele não pensou em mim e na minha família é claro ! mais se eu quiser mover algo como ninguém se posicionou o que eu posso fazer ainda mesmo passando vários meses e tendo todas as provas me oriente fico grato !

J. Neto disse...

Junior e Artista Plástico,

Nos comentários acima, citei uma forma de organizar esses documentos para entrar com uma ação na Justiça ok. Também é útil no caso de vocês.

Abraços!

Anônimo disse...

olá! meu marido tem um filho com outra mulher , mais ele não tem mais nada com ela pois ele mora comigo ela foi embora para outro estado e montou um facebook ondi colocou a foto do meu marido com o filho dele apenas , eu não tenho facebook eu entrei pela conta do meu irmão e vi a foto dele ,mais isso esta me incomodando mesmo que não esteja com legendas pedi ao telefone para que ela tirase ela disse que não iria tirar e que se eu enchese o saco ela iria colocar mais o que eu devo fazer ? eu posso denuncia-la?

Anônimo disse...

Tem como eu ir na justiça e pedir uma ordem judicial para o próprio site do facebook entrar na conta de uma pessoa que está planejando algum crime contra mim. E eu usar isso como prova sem ele saber?

Anônimo disse...

Olá. Tenho uma dúvida. Eu sei a senha de uma pessoa de Facebook e descobri que ele e mais uma pessoa falam horrores de mim. E uma delas eu converso no final ela passa toda a minha conversa para a pessoa do Facebook que eu sei a senha. O que eu faço? Porque nas conversa deles dois eu sou taxado de muitas coisas e eles pretendem se vingar de mim por algo que eu não fiz. Tem como eu entrar noa face dele e tirar print de toda a conversa dos dois e mostrar como provas mesmo sendo invasão de privacidade por que seu sei a senha dele?

Anônimo disse...

Conheci um cara e descobri que ele usava foto de outra pessoa ele me enrolou durante um ano sei que ele não e apessoa da foto como faço pra descobrir quem é a pessoa sei que é conhecido por que sabe muito da vidados meus conhecido tenho numero do telefone e prints dele voz dele guardada.

Anônimo disse...

Estão fazendo uso de meu nome completo em um Flickr.
Tenho um nome comprido e sobrenomes diferentes, o que faz com que não exista duas pessoas com o meu nome.
Como hoje em dia até pra se arrumar um emprego acabam por fazer pesquisas na web através de nosso nome, gostaria de saber que providencia devo tomar, visto que ao digitar meu nome completo em sites de buscas os primeiros sites que são encontrados são esses dois flickrs de terceiro fazendo uso do meu nome.
Quero então que esses dois links sejam desativados.

Grato

J. Neto disse...

Se você obteve acesso à conta de uma pessoa sem ela saber isso se configura "invasão de privacidade", portanto nenhum juiz no caso será favorável à sua causa. Agora, se você descobriu que a pessoa planeja algo contra você pode denunciá-lo ao próprio Facebook, pode ir à Polícia para se resguardar e ficar atento, porque dificilmente poderá usar isso como uma prova judicial se não estiver embasada em algo concreto e real - e não em 'imaginações".

Delayne Almeida disse...

Olá meu caro, ótimas dicas, porém, no meu caso são sms torpedos que recebo da net, sem identificação um pouco complicado identificar o indivíduo mas vc teria ulguma ideia pra me ajudar??

Anônimo disse...

eu estava teclando com uma moça não falei nada demais. ela tinha curtido uma foto minha no Facebook e eu peguei e teclei com ela perguntando se tinha algum problema se eu curtisse uma foto também. ai o namorado dela viu e postou no face pra todo mundo ver na pagina dele e dela a conversa. estou me sentindo constrangido com tudo isso. e com medo que minha mulher veja, tenho família. ja pedi que apagasse mas não fizeram. o que devo fazer pra entra com uma ação?

Silvio Ribeiro disse...

como denunciar alguem q difamou,pelo facebook,so q nao tenho provas o face dela foi ocultado,e as postagems com minhas fotos e meu nome que foram apagados

messias ribeiro disse...

Olá preaciso de ajuda pq estou sendo perseguido e difamado no wharsapp mas nao sei como denunciar

Unknown disse...

Uma pessoa através de um perfil falso se passou por um homem, começamos a conversar durante dois dias e nesse meio de diálogo postei fotos para ele seminua, depois a pessoa revelou que era uma amiga do meu namorado e que conseguiu me engar direitinho, em seguida ela repassou tudo para ele, principalmente as fotos, fiquei doente, passei muito mal, o meu namorado terminou comigo e até o meu emprego ficou prejudicado. Tenho a conversa salva, como faço para processar essa pessoa?

Anônimo disse...

tudo bem? pode me orientar?
No dia do desfile de carnaval eu fui chamada de macaca e gorila por uma mulher que é da mesma escola que eu, enfim. E depois pelo face eu tenho provas de mais coisas que ela está falando tudo com essas palavras para outras pessoas que inclusive estão com tom de ameaças. Tenho apenas 1 testemunha de tudo isso. E consegui a conversa pela rede social onde todos podem ver. Como faço? Abro um B.O e depois um advogado, ou entro com advogado sem abrir B.O?

J. Neto disse...

Anônimo e todos,

É exatamente como está escrito acima na postagem. Se você tem uma prova de que está sofrendo ameaças na rede social, pode sim fazer um B.O. mas, de preferência, leve este documento (sua "prova") para ser autenticada em cartório. Após, você pode de preferência contratar um advogado. A partir daí, ver com ele o que pode ser feito para entrar com uma ação em juízo contra esta pessoa que está lhe difamando.

Abraços à todos!

O Editor.

Anônimo disse...

por favor me ajude,fui assaltada,levaram minha bolsa,meus documentos,fiz boletim de acorrencia,passado alguns meses,recebi uma carta do procon,onde uma pessoa me acusava de ter comprado uma tv e nao recebo,fui verificar na internet,e descobri que uma quadrilha esta usando o meu cnpj,onde montarao uma loja de eletronicos,fiz outro boletim de ocorrencia,mais nao sei mais o que fazer,por favor me ajude obrigada

Anônimo disse...

ola,apos sofrer um assalto,levaram minha bolsa com documentos,fiz boletim de ocorrencia,passado alguns meses,recebi uma carta do procon,onde uma pessoa me denunciava que havia comprado uma tv pago e nao recebeu,resumindo pegaram meu cnpj pois tenho firma aberta ,abriram uma firma em meu nome vendendo eletronicos,descobri que e uma quadrilha,e vem agindo,fiz outro boletim de estelionato,estou sendo convocada pelo procon,estao estalhando o meu nome na internet,estou desesperada,me ajude por favor obrigada

Anônimo disse...

se uma pessoa usar o PrtSc e divulgar uma conversa dela com outra pessoa no facebook , é crime digital ?

Anônimo disse...

J neto, eu recebi ameaças pelo Whatsapp, porque eu me recusei a sair com essa pessoa. Nesse caso é no próprio celular, tenho o número dele, bem como a foto do próprio. Como devo proceder?

Anônimo disse...

Boa tarde J. Neto. Estou sendo acusada de calúnia pela internet, porém publiquei um texto sem citar nomes de ninguém apenas citando casos que ocorrem em minha cidade, e algumas pessoas ajuizaram uma ação contra mim. O que me aconselha nesse caso? Tenho chance de ser julgada e condenada? Abraços...

iris amparo disse...

existe uma página restrita a moradores dos sanremo,que foi um advogado que criou ,lá só tem mensagens contra a atual administração.pessoas chegam até a administração inflamadas ,pelo autor dessa página de facebook e na delegacia que fui n fizeram ocorrência ,fizera uma notificação e estou indo na justiça ,mais esse processo é demorado e as consequências continuam diariamente,ele por ser advogado continua nos perseguindo ...n sei como denunciar ao face se n tenho acesso ,pessoas que são amigos dele é quem me traz copias,como posso solucionar com rapidez essa situação?como faço pra essa página ser bloqueada?

J. Neto disse...

Anônima,
Você deve entrar em contato com um advogado para ele lhe dizer como deve agir nesse caso. Inicialmente, uma página que não cita nomes de ninguém seria considerada pela justiça, mas há casos em que pode haver danos, portanto, é preciso ter cuidados.

Iris,
Respondendo sua pergunta, o que você deve fazer é denunciar esta página falsa ao Facebook e aguardar que a rede social tome providências. Na próprio site do Facebook e em sua política de uso e privacidade, há regras que impedem alguém de criar páginas difamatórias e fazer alusão à vandalismos e crimes. Para denunciar, você deve ter também uma conta na rede social.

Abraços!

Fábio disse...

Comigo ocorreu o contrário. Virei réu por causa de uma conversa no Facebook que eu nem me lembrava. Primeiro, a pessoa, que nunca vi na vida, amigo de um amigo, me chamou indiretamente de burro. Eu respondi da mesma forma, também indiretamente, depois de ter sido ofendido. Meses depois, recebo uma citação para comparecer à Justiça, acusado de injúria e difamação. Neste caso, acho que é tomar o tempo da Justiça com algo insignificante. Além de tomar meu tempo, é claro, que preciso me defender de algo tão comezinho e, repito, insignificante. É preciso ter, também, o mínimo de bom senso. Agradeço por comentários que possam me orientar sobre como proceder neste caso.

Anônimo disse...

Prezado J. Neto,
Houve uma briga no grupo do clube de qual sou sócio em que, após o comentário de uma mulher, um jovem, que julgou esse comentário ruim, xingou-a de cara de caveira, cara de maracujá e falou que não aceitava atitudes escravocratas em pleno século XXI e que cuspiria na cara da pessoa caso visse ela agindo de forma autoritária com as babás. (a postagem da mulher referia-se à uma postagem de uma notícia de jornal com o título "Lei Áurea" em que uma sócia de outro clube queria proibir o uso de celular pelas babás. A sócia do meu clube disse que havia gente folgada em todo lugar e que estava cansada de ver babás ao telefone). Após os xingamentos, a sócia disse que processaria o jovem. Gostaria de saber se cabe algum tipo de punição ao menino, se os xingamentos são graves. Claro que houve um exagero por parte do sócio, mas gostaria de saber se ele sai com algum tipo de razão.

J. Neto disse...

Olá amigo,

Na prática, um clube qualquer que seja ele, deveria ter suas regras não é?... Inclusive relacionado ao comportamento dos participantes e sócios. Na vida virtual também não é muito diferente da vida real onde todos os clubes tem suas regras de etiqueta. Lembro-lhe que qualquer tipo de ofensa, xingamento, agressão verbal sem sentido é passível de punição pela lei se a Justiça, ao analisar o caso, determinar que a pessoa ofendida sofreu danos irreparáveis. Eu creio que no caso relatado aí por você foi apenas exagero, brigas comuns de pessoas que não se entendem por algumas questões, mas se essa situação partir para uma perseguição pessoal, bullying ou mesmo ofensas públicas e privadas é preciso tomar cuidado, pois também é passível de "crime de difamação" ok.

J. Neto disse...

Fábio,

A prova de que não foi algo tão "insignificante" foi que a outra pessoa entrou com uma ação na Justiça contra você.

Olha, sabemos que é comum nas redes sociais as pessoas saírem falando aquilo que querem e o que bem entendem sem, ao menos, se preocupar se estão ou não ofendendo alguém. A educação, de fato, pra quem a tem, deveria ser uma regra em todo lugar, e também nas redes sociais. Uma pena que o mundo não é perfeito né?

Ao entrar na Justiça contra você, penso que a outra pessoa, na verdade, queria era lhe dá uma lição (para que você não fizesse isso com outros), o chato, porém, é que se perde tempo mesmo. Mas o bom seria que, antes disso ocorrer, houvesse um pedido de desculpa público (de quem ofendeu), pois evitaria muita celeumas futuras ok.

Abraços!

Fábio disse...

Neto, agradeço pela resposta e análise.
Concordo plenamente que os bons modos, educação, civilidade e urbanidade são princípios fundamentais. Talvez eu não tenha sido suficientemente claro. O que ocorreu é que primeiramente fui ofendido. Mas, para mim, é algo tão brando e insignificante, que eu não perderia tempo exigindo desculpas ou movendo uma ação contra um desconhecido. Acontece que, ao responder exatamente com a mesma ofensa, fui interpelado judicialmente. Legalismo à parte, o que eu quero dizer é que a educação prevalece, mas o bom senso jamais deve ser desprezado. Eu não tomaria o tempo de uma vara criminal (e dinheiro de contribuinte) buscando reparo na Justiça contra um desconhecido que me chamou de "burro" pela internet. Nem se tivesse me chamado de "feio, bobo e chato". Mais uma vez, agradeço.

J. Neto disse...

Fábio,

Concordo e entendo perfeitamente sua posição. Infelizmente, não são todas as pessoas que tem pensamentos e tomam atitudes assim como você. Acredito até que as redes sociais, ainda mais agora com a aprovação do Marco Civil da Internet, deve virar mesmo um "cavalo de batalhas jurídicas", o que é lamentável.

Abraços, e volte sempre!

Anônimo disse...

Ola! Tenho uma amiga que sofre agressoes do marido. Ela sempre desabafou comigo sobre isso.... e eu sempre dei a minha opiniao sobre o caso. Falava pra ela procurar a policia... etc.... Falavamos sobre isso in box no face... o marido dela pegou a senha dela e viu a nossa conversa.... Agora ta falando que vai me.processar por calunia e difamacao. Mas é verdade.... ele agride ela.... Mas ela nunca vai assumir isso com medo de novas agressoes. O que devo fazer? Como me dwfender de uma.pessoa doente e violenta?? E doida também ne?

Anônimo disse...

minha filha foi vitima de um amigo,eles trabalharam como modelos,ao passar do tempo ela casou e não quis mas trabalhar nesse ramo.SO QUE ees amigo postou uma foto deles falando bobagens, e essa foto não foi usada pela agencia e ele postou á foto soá que o dono da agencia reclamou e ligou pra ela,e ela postou no facebooke dela falando mal desse amigo.e ele está processando não só ela como á mãe dela tbm.so porque á mãe foi e curtiu como muitas pessoas tbm .más ela não usou o nome dele não.O QUE DEVEMOS FAZER,ELA NÃO SALVOU Á FOTO E NEM O QUE ELE POSTOU CONTRA Á ELA,

Fábio disse...

Obrigado, Neto. Acompanhei pessoalmente a votação do marco civil na Câmara dos Deputados. Teremos avanços de um lado, retrocessos de outro. Mas assim é a democracia, vamos tentar acertar mais e errar menos. Abrs

J. Neto disse...

Anônimos acima (ambos),

Meu conselho é que, se já estiver existindo um processo contra vocês (muitas vezes isto ainda não existe, o que há é uma "ameaça" ou uma "intimidação"), procurem por um advogado ok!

Abraços!

Anônimo disse...

Supondo que eu fizesse um B.O. na delegacia da minha cidade contra uma pessoa que mora em outra cidade distante da minha, devido uma calúnia na internet. Como a intimação chegaria até essa pessoa? Ela teria que vir à delegacia da minha cidade para ser ouvida?

J. Neto disse...

Você pode fazer um B.O. normalmente e, se for "o caso de intimar", então, esta intimação chegará à pessoa em qualquer lugar do Brasil.

Anônimo disse...

ha varias perguntas no ask de outras pessoas q envolvem meu nome,n é nd ofensivo.mais msm assim acho um incomodo pessoal esse tipo de coisa,como posso agir nesse caso.

Anônimo disse...

Olá, tem um perfil falso no facebook com nome fantasioso e sem nenhuma informação, que está se dirigindo por mensagens privadas a uma pessoa que conheço falando coisas a meu respeito como se fosse eu mesma falando. Essa pessoa tem informações sobre a minha vida pessoal que ninguém poderia ter como saber sem acesso direto ao meu e-mail ou celular. Como devo proceder nesse caso? Isso está virando um inferno pra mim, já que a pessoa que recebe as mensagens não para de reclamar.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.