Porque o programa de concessões de Dilma é bom para o Brasil

O programa de investimentos em Logística anunciado recentemente pela presidente Dilma Rousseff é virtuoso sob todos os aspectos. Diferente das conhecidas privatizações do governo FHC ela trata o novo pacote como "concessões" à iniciativa privada e é, de fato, muito bem vindo.

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Nunca antes na história desse país – como costumava dizer o ex-presidente Lula – estradas e ferrovias tiveram um incentivo tão ousado com tanta possibilidade de repercussão na vida dos brasileiros. O anúncio da presidente Dilma, deste novo programa logístico teve, formalmente, o mesmo tom dos muitos outros pacotes formatados pelo governo para responder a problemas pontuais da economia, porém, este último já se projeta melhor, como uma excelente decisão estratégica para o nosso pais se vacinar, a curto e longo prazo, contra a crise que contagia a Europa.

Eu só espero que esse novo programa de investimentos que prevê a aplicação de R$ 133 bilhões em rodovias e ferrovias com a participação da iniciativa privada, o maior pacote de concessões nesse setor já feito no país, não venha acompanhado de firulas ideológicas de vários políticos na tentativa de lhe tirar o substancial. Este programa é, sim, um acontecimento marcante na vida da nação e deve estar muito acima de picuinhas ou colorações partidárias.

E apesar de toda a burocracia, dos entraves, lentidão e atrasos – como já ocorre nas obras do PAC – eu estou confiante e creio que estes obstáculos não impeçam a iniciativa desse ousado programa logístico. Pelo que se tem notado do governo Dilma até agora nada nos sugere que esse programa seja apenas um amontoado de palavras ou pura demagogia.

Este programa Logístico deve responder a sociedade por infraestrutura e também ao propósito de fazer o Brasil andar mais depressa, e a crescer a taxas elevadas em um mundo competitivo e globalizado. Lamento entretanto que, o meu estado, Pernambuco, tenha sido pouco contemplado nessa primeira fase das concessões da presidente Dilma, especialmente no setor rodoviário, mas acredito que há tempo suficiente para que o governo, caso queira, faça as devidas correções.

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