Fazendo uma análise comparativa da indústria brasileira com as indústrias dos países ricos (China, Eua, etc.) dá, no mínimo, para se ter uma idéia de como anda o nosso desenvolvimento, ou os projetos para que esse desenvolvimento ocorra.
O governo da presidente Dilma lançou recentemente o projeto Brasil Maior para a indústria, mas é algo tão burocrático que chega ser até difícil para entendê-lo. O atual governo tem grande maioria no congresso e poderia até tentar realizar uma reforma tributária que organizasse e simplificasse o setor se quisesse, mas não é o que se vê. Parece que todo o esforço das autoridades brasileiras tem sido o de trazer para o país apenas o trabalho "braçal" e quase nada do trabalho intelectual.
Porque digo isso? Vejamos: Há cerca de dez anos qualquer automóvel chinês era visto como uma verdadeira aberração e, a grande maioria deles, era tido como uma cópia de alguma marca americana ou européia. Hoje, a China é a maior produtora de veículos do mundo, e produz não apenas para o consumo interno como até exporta para nós, que somos o quarto mercado, suas marcas como Geely, Chery, Jac, etc.
O nosso país, preocupado em produção local, não conseguiu desenvolver nesse tempo todo nenhuma empresa genuinamente nacional, a exemplo da Embraer. E do mesmo modo estamos correndo atrás dos chineses da FoxConn para que instalem por aqui linhas de montagem para iPads e iPhones que vendem aos milhões, e que gerarão lucros e royalties para quem?... Os chineses e para a Apple.
Muita gente pode dizer que é fácil reclamar e criticar, mas a verdade é que, no Brasil, o sindicalismo em todas as categorias está produzindo uma sociedade que gera muitos empregos públicos e privados, mas que aos poucos, vai minando a indústria nacional, e nos deixa na condição de sociedade subserviente - dos outros países.
0 Comentários:
Postar um comentário
- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.