Cadê os produtos "Made in Brasil"?

Fazendo uma análise comparativa da indústria brasileira com as indústrias dos países ricos (China, Eua, etc.) dá, no mínimo, para se ter uma idéia de como anda o nosso desenvolvimento, ou os projetos para que esse desenvolvimento ocorra.

invasão-produtos-chineses-brasil

O governo da presidente Dilma lançou recentemente o projeto Brasil Maior para a indústria, mas é algo tão burocrático que chega ser até difícil para entendê-lo. O atual governo tem grande maioria no congresso e poderia até tentar realizar uma reforma tributária que organizasse e simplificasse o setor se quisesse, mas não é o que se vê. Parece que todo o esforço das autoridades brasileiras tem sido o de trazer para o país apenas o trabalho "braçal" e quase nada do trabalho intelectual.

Porque digo isso? Vejamos: Há cerca de dez anos qualquer automóvel chinês era visto como uma verdadeira aberração e, a grande maioria deles, era tido como uma cópia de alguma marca americana ou européia. Hoje, a China é a maior produtora de veículos do mundo, e produz não apenas para o consumo interno como até exporta para nós, que somos o quarto mercado, suas marcas como Geely, Chery, Jac, etc.

O nosso país, preocupado em produção local, não conseguiu desenvolver nesse tempo todo nenhuma empresa genuinamente nacional, a exemplo da Embraer. E do mesmo modo estamos correndo atrás dos chineses da FoxConn para que instalem por aqui linhas de montagem para iPads e iPhones que vendem aos milhões, e que gerarão lucros e royalties para quem?... Os chineses e para a Apple.

Muita gente pode dizer que é fácil reclamar e criticar, mas a verdade é que, no Brasil, o sindicalismo em todas as categorias está produzindo uma sociedade que gera muitos empregos públicos e privados, mas que aos poucos, vai minando a indústria nacional, e nos deixa na condição de sociedade subserviente - dos outros países.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.