Como remover um pendrive (e qualquer dispositivo USB) teimoso do computador

Você já deve ter passado pelo incômodo de querer retirar um pendrive com segurança de seu PC e deu de cara com aquela frase: "Esta unidade USB está em uso e não pode ser removida", mesmo com você sabendo que não há nenhum outro programa aberto. O que este aviso quer dizer é que arquivos desta unidade ainda estão em uso e se remover o pendrive agora perderá seus dados. Ocorre que estes pendrives teimosos - pode acontecer o mesmo com outros dispositivos USB - são fáceis de remover e sem prejudicar os arquivos. Veja abaixo como fazer isso.

pendrive-drivers-usb-remocao

Existem duas opções para remover pendrives teimosos ou qualquer outro gadget do seu computador. Primeiro, vá até o gerenciador de dispositivos do Windows, identifique o driver relacionado ao pendrive e faça o seguinte: ao expandir a seção Unidades de Disco, dê um duplo clique no seu driver USB. Na tela que surge, vá na guia Diretivas e ajuste a diretiva Remoção para Remoção Rápida (padrão). Dê um Aplicar e ok. Depois feche o gerenciador. Agora, tente outra vez remover o pendrive teimoso e veja o resultado.

Caso a opção acima não funcione e a mensagem negativa persista, então baixe da internet um pequeno software de nome EjectUSB. Ele está zipado, portanto, clique com o botão direito no arquivo baixado e selecione Extrair Tudo. Na tela que aparece, clique em Procurar e escolha o diretório raiz de seu pendrive, dê OK e depois Extrair. Dentro da pasta do pendrive, clique duas vezes no arquivo executável do EjectUSB e feche a janela. Você notará que na Área de Notificações do Windows surgirá uma mensagem avisando que o pendrive já pode ser removido com segurança.

Na prática, o que o EjectUSB faz é parar todos os processos ocultos existentes e ejetá-lo. Este programinha útil serve não só para pendrives, mas também para qualquer dispositivo que esteja plugado ao seu computador, e esteja lhe dando dor de cabeça.

Para finalizar, recomendo atualizar seu programa antivírus e configurá-lo para varrer todos os dispositivos USB que forem - ou estiverem - plugados ao PC. É claro, antes que esses aborrecimentos aconteçam. Até a próxima!

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.