O que é e como funciona o Projeto Loon do Google

O Projeto Loon é um plano ousado e ambicioso do Google que tem o objetivo de, por meio de balões flutuando nos limites da atmosfera, levar internet às pessoas das partes mais remotas e inacessíveis do mundo.

Os balões utilizados pelo Google são semelhantes àqueles utilizados pelas empresas de meteorologia para monitorar o clima e a temperatura de regiões. Os balões flutuam na estratosfera em uma altitude de pelo menos 18 km, e enviam sinais de internet sem fio às pessoas que estão embaixo.

internet-wireless-projeto-loon-google

Para que não haja erros, cada balão tem equipamentos movidos a energia solar, como os controladores de altitude e sensores GPS. Isto serve para que eles possam subir e descer em diferentes correntes de ar, conforme seu posicionamento e necessidade. Para que uma pessoa pudesse se conectar ao sinal de internet enviado dos balões é necessário apenas que ela tivesse um receptor como as antenas parabólicas.

Nos EUA, o projeto já está em pleno funcionamento, e a Google não cobra pela conexão via cabo fornecida, é totalmente gratuito. Com esse arrojado projeto Loon, que tem o potencial de chegar a lugares inteiramente inacessíveis e até a desertos, a Google acredita que usuários conectados podem atingir velocidades de internet semelhantes até a do atual 3G, o que em si seria suficiente para enviar e-mail e acessar redes sociais.

Um único problema, no entanto, seriam as flutuações do sinal, que pode causar lentidão em serviços de streaming, na hora de assistir vídeos do YouTube ou no Skype. Apesar disso, o projeto ainda deve melhorar bastante e a tendência é que seu sinal, realmente, chegue as regiões mais remotas do mundo.

Você já imaginou enviando para mim um e-mail lá do meio do deserto do Saara?

Isto, sem dúvida, só o Google é capaz de realizar.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.