Por que é importante Perdoar

O texto abaixo me foi enviado por email pela amiga e leitora Claudia Brum. Faz parte de uma coletânea que Claudia sempre envia à todos os seus amigos, para que conheçam e entendam um pouco mais sobre 'Psicologia do Comportamento Humano', uma área em que ela trabalha e atua com paixão. Vale ler e refletir.
perdao-espirito-paz-relacionamento

Como ter Certeza que Perdoamos uma Pessoa por Wanderley Oliveira

O conceito de perdão necessita urgentemente de uma reciclagem. Quem não sabe o que fazer com a mágoa para transformá-la em algo útil, nega a dor emocional da ofensa como se isso fosse perdoar. Perdoar não é esquecer, passar por cima ou negar sentimentos. Isso acontece porque o conceito tradicional de perdão é todo voltado para com o ofensor. É algo como esquecer tudo e voltar a relacionar como se nada tivesse acontecido.

Recicle seu conceito. Isso é uma versão nociva e insensata, absolutamente avessa à natureza humana. Mágoa é uma dor que dói demais para não ter algum sentido profundo na vida de quem se ofendeu.

O perdão, antes de ser uma atitude para com o ofensor, é um movimento de autoconscientização. É com você e não com quem magoou. Perdoar é olhar para a mágoa e descobrir qual a sua parcela para que essa dor tenha existido. Se tiver coragem e humildade verá que você é também responsável pelo que ocorreu e te fez sofrer tanto.

São muitos os comportamentos que podem atolar você na mágoa. Citarei dois bem comuns: expectativas muito altas em relação aos outros e a falta de habilidade em dizer "não". Existem muitas outras razões para que a ofensa se instale em seu coração e, não se assuste, sempre com seu consentimento.

Quando você conseguir lembrar do que alguém fez com você sem sofrer, pode-se dizer que existe o perdão verdadeiro. Para isso, é necessário descobrir o que essa mágoa quer mostrar sobre você. Como você se desprotege para ser tão ferido. Que comportamento você adota que o torna uma vítima frágil dos abusos alheios.

Perdão antes de tudo significa libertar-se da dor emocional da ofensa, entendendo como você contribuiu para que alguma ilusão sobre a vida ou as pessoas te levaram a ser tão ingênuo e descuidado.

Você quer ter certeza se perdoou uma pessoa? Então, primeiramente, procure saber se essa pessoa é você e não seu ofensor. Quem tenta perdoar o ofensor sem saber o que causou a dor da ofensa em si mesmo, em verdade, continua se iludindo e vai ser ofendido outra vez.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.