Engolir sapos por amor. Você faz isso?

Um dos mitos mais difundidos sobre o amor é o de que a outra pessoa será a "sua outra metade". Algumas pessoas levam esse conceito tão a sério que acreditam mesmo, ao se apaixonarem, que duas pessoas se tornam uma. Geralmente, quando se fala de um casal, a matemática é outra. Um mais um não é dois. Um mais um é igual a uma terceira identidade, a do casal.

engolindo-sapo-amor-relacionamento

Longe de ser saudável, esse comportamento e esse conceito, a curto e longo prazo, pode mesmo ser prejudicial. Um dos maiores erros que as pessoas cometem no relacionamento é acreditar que seus referenciais devem ser adaptados à visão de mundo do outro.

Todos sabemos que o ser humano nunca vai ser completo. O problema é que algumas pessoas perdem parte de sua identidade quando se guiam exclusivamente pelos gostos e ideias de seus parceiros. Em geral, pessoas que entram nesse tipo de dinâmica de co-dependência afetiva utilizam o outro como "uma tábua de salvação". E nesses casos, não é amor - é posse.

Nos relacionamentos afetivos, é preciso ter flexibilidade, mas "engolir muitos sapos" pode indicar que há algo errado com o relacionamento. O homem ou a mulher precisa ter consciência de que não precisa ceder a tudo. Não é preciso se ferir para demonstrar que gosta da outra pessoa.

Entre o casal é importante que as atitudes sejam naturais, que não haja uma intromissão na vida do outro, com cada um respeitando seu jeito de ser e de agir. Se um não gostar de determinadas atitudes do(a) companheiro(a), pode-se até conversar sobre isso, mas não querer moldá-lo(a) à sua maneira, como se fosse seu dono(a). É preciso respeitá-lo(a), e ambos devem entender a importância da individualidade que cada um tem.

Se, por acaso, você estiver vivenciando essa fase, uma dica boa é pensar nesta frase: "Não mude seu estilo de vida para agradar ninguém que não seja você mesmo". Seja você mesmo sempre. Preservar sua individualidade vai fazer bem a saúde da relação. Busque sempre construir uma relação de confiança e respeito com quem ama que a convivência será sempre ótima.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.