Como fazer backup de seus dados do Facebook, Google e Instagram

A gente nunca sabe, mas a qualquer momento podemos perder dados importantes na internet e, se não tivermos feito o backup, é dizer adeus mesmo. Lembro até de um blog que não fiz backup e acabei perdendo todo o conteúdo dele. Entretanto, para ajudar você a criar essa rotina (saudável!), segue abaixo algumas dicas para fazer backup de seus dados pessoais armazenados no Google, Facebook e no Instagram. As dicas são fáceis de aplicar e até um leigo consegue realizá-las. Aproveite!

Backup do Facebook

backup-informações-pessoais-facebook

Felizmente, o próprio Facebook oferece uma forma bem fácil de exportar os seus dados da rede social – seja para guardar em um pendrive, HD externo ou mesmo na nuvem. Você pode baixar suas informações pessoais, suas publicações, textos, notas, fotos, vídeos e contatos, além dos comentários feitos em suas publicações e das mensagens trocadas via chat. A cópia gera um único arquivo (com os dados até a data atual) e contem todo o seu histórico do Facebook. Para o backup, faça o seguinte: logado em sua conta vá em "Configurações de Conta", depois clique no link onde avisa "Baixe Uma Cópia de Seus Dados do Facebook". Em seguida, clique em "Abrir Meu Arquivo", digite sua senha e aguarde até que as informações estejam reunidas. Quando estiverem prontas, o Facebook enviará um e-mail pra você com um link para download de um arquivo zipado. Guarde-o, pois é neste arquivo que estarão os seus dados da rede social.

Backup da conta Google
google-takeout-backup

O Google tem uma página chamada Google TakeOut. Nela, você pode baixar seus dados, conteúdos, arquivos, e-mails e informações registradas em todos os serviços do Google que tem conta - Gmail, Drive, YouTube, Google+, etc. Pelo TakeOut, você também pode escolher se quer baixar apenas os dados de alguns serviços ou todos. Você pode, por exemplo, fazer backup só das mensagens do Gmail, do conteúdo de seu blog, dos compromissos do Google Agenda, etc. E pode escolher também em qual formato de arquivo quer suas cópias, se em formato HTML, DOC, RTF, etc. Após selecionar o que quer na guia “Editar”, basta clicar em "Fazer Download" e pronto. Lembrando que precisa estar logado em sua conta Google para usar o TakeOut.

Backup do Instagram
backup-fotos-videos-instagram

Eu já mostrei aqui antes um método para fazer backup de suas fotos do Instagram. E a melhor ferramenta para isso é mesmo o Instaport. Através dele e, logado em seu Instagram, você irá baixar todas as fotos ou apenas algumas que deseja. Agora é possível também baixar os vídeos, bastando clicar em "Start Export" após fazer a seleção. O método é prático e rápido.

E se você gostou do post e quer saber, por exemplo, como fazer backup de todas as redes sociais juntas pode utilizar estes sites aqui: Frostbox ou SocialSafe. Ambos são ótimos e, embora pagos, oferecem versões gratuitas que facilitam e quebra o galho. Até a próxima.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.