Este blog não é, necessariamente, o mais indicado para tocar nesse assunto, mas como as dicas também servem para mim, eu resolvi, abaixo, compilar sete fatores para tornar o seu site - ou blog - mais atrativo para os visitantes. As dicas vem de variadas fontes, por isso não foram citadas. Na web, entretanto, estas dicas não estavam agrupadas em nenhum local. Boa leitura.
Para ter uma boa interatividade em um site, o usuário precisa sentir-se participante da ação, ou seja, ele precisa ver as coisas mudarem à medida que emprega sua energia. Sabendo isso, vamos em frente.
1º – É preciso colocar o internauta no controle. A interface do site deve oferecer as opções necessárias para isso com rapidez e praticidade. Ninguém gosta de sites com layouts feios, complicados ou confusos. A home (página principal) deve ficar à serviço do usuário e fornecer o que ele precisa imediatamente, mas sem exageros, pois interatividade demais pode mais atrapalhar do que ajudar.
2º – O site/blog e sua interatividade deve estar de acordo com a identidade da empresa (ou do editor, se for um blog). Se a empresa, ou este editor de blog, é sisudo e raramente escuta seus próprios clientes e leitores, não façam sites supostamente interativos, porque o internauta vai perceber isso logo e ficar irritado, podendo abandoná-lo rapidinho.
3º – A essência da interatividade entre o internauta e um site está em o usuário modificar algo na empresa por meio de suas sugestões. Com bons canais de relacionamento, é possível à empresa sempre melhorar este contato. Lembrando que o usuário não interage apenas com o site, mas sim com o que está por trás dele (a empresa, uma história, um personagem, o dono do site ou um agente especial).
4º – Estabeleça contatos com o visitante do seu site criando páginas de contato, de FAQ ou, por exemplo, seções de duvidas e sugestões. E responda religiosamente a todos os emails recebidos. Leve sempre em consideração as dicas e sugestões dos visitantes para melhorar o ambiente em seu site.
5º – Faça promoções para os seus visitantes e clientes. Ofereça descontos em produtos ou serviços que comercializa. Faça sorteios online de bens de pequeno valor. Envie SMS e emails aos visitantes informando disso, mas sem ser invasivo. Esta estratégia, além de atrair visitantes para seu site, funciona como um bom sistema de pesquisas, já que o usuário terá que preencher um formulário para participar das premiações.
6º – Faça enquetes, formulários e questionários e estimule os visitantes a participarem de seu site. Os questionários, por exemplo, são extremamente úteis, pois por meio deles pode se saber a opinião dos visitantes sobre os mais variados assuntos.
7º – Por fim, não esqueça nunca que a credibilidade de um site – e do editor do blog – é o ponto mais sensível e importante numa relação entre usuário/empresa. É este fator, além de todo o conteúdo original que o site (ou editor) publica, que fará com que o internauta retorne sempre à sua página e se torne um fiel leitor e visitante assíduo.
Boa sorte na empreitada!
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