Como aumentar o interesse dos visitantes pelo seu site

Este blog não é, necessariamente, o mais indicado para tocar nesse assunto, mas como as dicas também servem para mim, eu resolvi, abaixo, compilar sete fatores para tornar o seu site - ou blog - mais atrativo para os visitantes. As dicas vem de variadas fontes, por isso não foram citadas. Na web, entretanto, estas dicas não estavam agrupadas em nenhum local. Boa leitura.

aumentar-acesso-visitantes-site-blog

Para ter uma boa interatividade em um site, o usuário precisa sentir-se participante da ação, ou seja, ele precisa ver as coisas mudarem à medida que emprega sua energia. Sabendo isso, vamos em frente.

1º – É preciso colocar o internauta no controle. A interface do site deve oferecer as opções necessárias para isso com rapidez e praticidade. Ninguém gosta de sites com layouts feios, complicados ou confusos. A home (página principal) deve ficar à serviço do usuário e fornecer o que ele precisa imediatamente, mas sem exageros, pois interatividade demais pode mais atrapalhar do que ajudar.

2º – O site/blog e sua interatividade deve estar de acordo com a identidade da empresa (ou do editor, se for um blog). Se a empresa, ou este editor de blog, é sisudo e raramente escuta seus próprios clientes e leitores, não façam sites supostamente interativos, porque o internauta vai perceber isso logo e ficar irritado, podendo abandoná-lo rapidinho.

3º – A essência da interatividade entre o internauta e um site está em o usuário modificar algo na empresa por meio de suas sugestões. Com bons canais de relacionamento, é possível à empresa sempre melhorar este contato. Lembrando que o usuário não interage apenas com o site, mas sim com o que está por trás dele (a empresa, uma história, um personagem, o dono do site ou um agente especial).

4º – Estabeleça contatos com o visitante do seu site criando páginas de contato, de FAQ ou, por exemplo,  seções de duvidas e sugestões. E responda religiosamente a todos os emails recebidos. Leve sempre em consideração as dicas e sugestões dos visitantes para melhorar o ambiente em seu site.

5º – Faça promoções para os seus visitantes e clientes. Ofereça descontos em produtos ou serviços que comercializa. Faça sorteios online de bens de pequeno valor. Envie SMS e emails aos visitantes informando disso, mas sem ser invasivo. Esta estratégia, além de atrair visitantes para seu site, funciona como um bom sistema de pesquisas, já que o usuário terá que preencher um formulário para participar das premiações.

6º – Faça enquetes, formulários e questionários e estimule os visitantes a participarem de seu site. Os questionários, por exemplo, são extremamente úteis, pois por meio deles pode se saber a opinião dos visitantes sobre os mais variados assuntos.

7º – Por fim, não esqueça nunca que a credibilidade de um site – e do editor do blog – é o ponto mais sensível e importante numa relação entre usuário/empresa. É este fator, além de todo o conteúdo original que o site (ou editor) publica, que fará com que o internauta retorne sempre à sua página e se torne um fiel leitor e visitante assíduo.

Boa sorte na empreitada!

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.