Se você ainda está em dúvida se deve ou não abrir uma loja virtual, saiba que já existem mais de 60 mil lojas online abertas e atuantes no Brasil. E isto só mostra o quanto é possível tornar-se um empresário de sucesso na internet e lucrar com um negócio. Nas informações abaixo conheça algumas das razões para não ficar fora deste mercado e veja as estatísticas sobre o crescimento do e-commerce - que está a todo vapor - nos últimos anos.

Segue aqui uma lista extraída da própria web com as 10 considerações que você deve avaliar se quiser realmente montar uma loja virtual. Antes de tudo, é preciso que você tenha um plano de negócios já definido.
1º- Informação: Antes de se aventurar num site de e-commerce, obtenha informações com empresas especializadas do segmento em que você quer atuar, e lojistas que já estejam online. Avalie quanto você precisará ter para o investimento inicial e capital de giro. Faça bastante benchmark para verificar quais as melhores práticas do mercado, e acesse os sites dos grandes varejistas e dos seus futuros concorrentes. Procure sempre fazer melhor que eles.
2º- Tecnologia: Há várias soluções para o desenvolvimento de lojas online, desde plataformas prontas até as desenvolvidas por encomenda. O custo x benefício deve ser avaliado. A vantagem das plataformas prontas é a rapidez e facilidade de operação (é possível configurar o layout, cadastrar produtos, escolher formas de pagamento, definir nível de estoque, dentre outras funcionalidades). Além disso, caso opte por esta solução, escolha uma empresa cujo atendimento e suporte ao cliente esteja incluído e seja de fácil acesso. Peça também todos os procedimentos para a segurança das transações.
3º- Preço competitivo: No mundo online, é muito fácil comparar preços. Um exemplo disso, são os buscadores (Buscapé, Jacotei, etc…). Por isso, se você comercializar produtos que também são encontrados nos grandes varejistas online, preocupe-se não somente em ter um preço competitivo, mas também, com o valor do frete que será cobrado do cliente. Um valor de frete alto é um grande impeditivo para o fechamento de vendas. E aproveite para baixares uma ferramenta que te ajude diariamente na comparação de preços.
4º- Cadastro de produtos: A qualidade das fotos dos produtos é essencial, pois este é o ponto de contato com o cliente. Procure criar um padrão de fundo para todas as fotos, de preferência branco. O texto também é muito importante. Tem que ser objetivo e exibir todas as características do produto. Produtos com descrições erradas podem gerar muitas reclamações de clientes, inclusive no Procon.
5º- Logística: É fundamental para o sucesso do seu negócio. Além de você precisar negociar um custo competitivo de frete, é imperativo que o prazo de entrega esteja não só dentro do que é praticado no mercado online, mas também, que seja cumprido de acordo com o prometido ao cliente. Considere também o tipo de embalagem que será utilizada. Lembre-se que o cliente só voltará a comprar com você, caso esteja satisfeito com todo o ciclo de compra do produto, desde a escolha no site até o recebimento.
6º- Formas de pagamento: Procure disponibilizar variadas formas de pagamento, dentre elas, cartões de crédito (principais bandeiras), boleto bancário e cartão de débito. A maioria das lojas online parcela em até 12x sem juros, podendo variar de acordo com o preço do produto. É fundamental que você faça uma boa negociação no custo cobrado pelas operadoras para cada faixa de parcelamento.
7º- Equipe administrativa: Avalie quantas pessoas serão necessárias para tocar o dia a dia da operação. Algumas tarefas envolvidas são: cadastro de produtos, gestão de preços e análise da concorrência, atendimento ao cliente, divulgação das ofertas, desenvolvimento de material publicitário para promoções e ofertas, avaliação de resultados, dentre outras.
8º- Atendimento: A loja virtual deve possuir vários canais de contato e de fácil acesso para o cliente, tais como: telefone (0800), email e chat.
9º- Divulgação: Após a loja pronta, a propaganda é a alma do negócio. Envie constantemente email marketing informando sobre lançamento de produtos, ofertas e promoções. Procure investir em links patrocinados (Ex: Google e Yahoo) e buscadores (Ex: Buscapé e Jacotei). Nestas duas modalidades você paga pelo clique e pode determinar uma verba mensal de investimento. Aproveite também para investir em mídia social, usando ferramentas como Blog, Twitter, Orkut e Facebook.
10º- Avaliação e acompanhamento de resultados: Acompanhe diariamente (os grande varejistas, acompanham hora a hora) os resultados das vendas (o que está vendendo, quanto, de onde vem os clientes, etc). Só assim você saberá o que está dando certo dentro do site ou não, de onde vem seus clientes, qual a mídia que dá mais retorno, etc. Você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Analytics (você deve solicitar que seja inserido no seu site assim que definir a solução de e-commerce que irá utilizar) ou outras comercializadas no mercado.
Por fim, lembre-se que para ter uma loja virtual de sucesso, a administração dela é muito parecida com a de uma loja física. É necessário estar presente, ter planejamento e organização, e tempo. Boa sorte!
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