Como montar uma loja virtual de sucesso

Se você ainda está em dúvida se deve ou não abrir uma loja virtual, saiba que já existem mais de 60 mil lojas online abertas e atuantes no Brasil. E isto só mostra o quanto é possível tornar-se um empresário de sucesso na internet e lucrar com um negócio. Nas informações abaixo conheça algumas das razões para não ficar fora deste mercado e veja as estatísticas sobre o crescimento do e-commerce - que está a todo vapor - nos últimos anos.

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Segue aqui uma lista extraída da própria web com as 10 considerações que você deve avaliar se quiser realmente montar uma loja virtual. Antes de tudo, é preciso que você tenha um plano de negócios já definido.

1º- Informação: Antes de se aventurar num site de e-commerce, obtenha informações com empresas especializadas do segmento em que você quer atuar, e lojistas que já estejam online. Avalie quanto você precisará ter para o investimento inicial e capital de giro. Faça bastante benchmark para verificar quais as melhores práticas do mercado, e acesse os sites dos grandes varejistas e dos seus futuros concorrentes. Procure sempre fazer melhor que eles.

2º- Tecnologia: Há várias soluções para o desenvolvimento de lojas online, desde plataformas prontas até as desenvolvidas por encomenda. O custo x benefício deve ser avaliado. A vantagem das plataformas prontas é a rapidez e facilidade de operação (é possível configurar o layout, cadastrar produtos, escolher formas de pagamento, definir nível de estoque, dentre outras funcionalidades). Além disso, caso opte por esta solução, escolha uma empresa cujo atendimento e suporte ao cliente esteja incluído e seja de fácil acesso. Peça também todos os procedimentos para a segurança das transações.

3º- Preço competitivo: No mundo online, é muito fácil comparar preços. Um exemplo disso, são os buscadores (Buscapé, Jacotei, etc…). Por isso, se você comercializar produtos que também são encontrados nos grandes varejistas online, preocupe-se não somente em ter um preço competitivo, mas também, com o valor do frete que será cobrado do cliente. Um valor de frete alto é um grande impeditivo para o fechamento de vendas. E aproveite para baixares uma ferramenta que te ajude diariamente na comparação de preços.

4º- Cadastro de produtos: A qualidade das fotos dos produtos é essencial, pois este é o ponto de contato com o cliente. Procure criar um padrão de fundo para todas as fotos, de preferência branco. O texto também é muito importante. Tem que ser objetivo e exibir todas as características do produto. Produtos com descrições erradas podem gerar muitas reclamações de clientes, inclusive no Procon.

5º- Logística: É fundamental para o sucesso do seu negócio. Além de você precisar negociar um custo competitivo de frete, é imperativo que o prazo de entrega esteja não só dentro do que é praticado no mercado online, mas também, que seja cumprido de acordo com o prometido ao cliente. Considere também o tipo de embalagem que será utilizada. Lembre-se que o cliente só voltará a comprar com você, caso esteja satisfeito com todo o ciclo de compra do produto, desde a escolha no site até o recebimento.

6º- Formas de pagamento: Procure disponibilizar variadas formas de pagamento, dentre elas, cartões de crédito (principais bandeiras), boleto bancário e cartão de débito. A maioria das lojas online parcela em até 12x sem juros, podendo variar de acordo com o preço do produto. É fundamental que você faça uma boa negociação no custo cobrado pelas operadoras para cada faixa de parcelamento.

7º- Equipe administrativa: Avalie quantas pessoas serão necessárias para tocar o dia a dia da operação. Algumas tarefas envolvidas são: cadastro de produtos, gestão de preços e análise da concorrência, atendimento ao cliente, divulgação das ofertas, desenvolvimento de material publicitário para promoções e ofertas, avaliação de resultados, dentre outras.

8º- Atendimento: A loja virtual deve possuir vários canais de contato e de fácil acesso para o cliente, tais como: telefone (0800), email e chat.

9º- Divulgação: Após a loja pronta, a propaganda é a alma do negócio. Envie constantemente email marketing informando sobre lançamento de produtos, ofertas e promoções. Procure investir em links patrocinados (Ex: Google e Yahoo) e buscadores (Ex: Buscapé e Jacotei). Nestas duas modalidades você paga pelo clique e pode determinar uma verba mensal de investimento. Aproveite também para investir em mídia social, usando ferramentas como Blog, Twitter, Orkut e Facebook.

10º- Avaliação e acompanhamento de resultados: Acompanhe diariamente (os grande varejistas, acompanham hora a hora) os resultados das vendas (o que está vendendo, quanto, de onde vem os clientes, etc). Só assim você saberá o que está dando certo dentro do site ou não, de onde vem seus clientes, qual a mídia que dá mais retorno, etc. Você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Analytics (você deve solicitar que seja inserido no seu site assim que definir a solução de e-commerce que irá utilizar) ou outras comercializadas no mercado.

Por fim, lembre-se que para ter uma loja virtual de sucesso, a administração dela é muito parecida com a de uma loja física. É necessário estar presente, ter planejamento e organização, e tempo. Boa sorte!

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