Como retirar a segunda via de seu CPF na Receita Federal

Você sabia que o CPF e a segunda via do CPF (comprovante de inscrição no cadastro de pessoas físicas), pode ser impresso na hora pela internet? Pois é, recentemente, a Receita Federal mudou as regras para impressão do CPF pela internet. Caso você ainda não tenha CPF e seja isento (não declare imposto de renda), clique nesta página AQUI, e preencha o formulário.

Para retirar a segunda via do CPF no site da Receita Federal a regra é bem simples: Informe o número de seu CPF, seu nome, nome da mãe, data de nascimento e o número de título de eleitor. Em seguida, digite os caracteres que aparecerão na imagem abaixo, e clique em "consultar". Pronto, é só imprimir o seu CPF.

como-retirar-cpf-receita-federal

Porém, para as pessoas que declaram imposto de renda, recentemente perderam o seu CPF, ou ele foi roubado, vocês também podem imprimir a 2° via do documento pela internet. Vejam abaixo, num passo a passo como é simples:

Como obter a 2° via de seu CPF

1º- Documentos necessários: números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) dos exercícios do ano vigente e do ano anterior, das quais conste entrega na Receita Federal do Brasil e o contribuinte seja o titular.

2º- Para imprimir a segunda via do documento, você terá que gerar um código de acesso, nesta página AQUI onde deverá informar o número do CPF, data de nascimento, e deverá fazer a confirmação dos caracteres mostrados na imagem abaixo, em seguida, deve clicar em avançar.

como-retirar-cpf-reveita-federal

3º- Após ter clicado em avançar, o sistema identificará automaticamente se você deve apenas informar o número do seu título, ou os números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Em ambos os casos, você também terá que criar uma senha de no mínimo 8 caracteres, que deverá conter números, letras maiúsculas e minúsculas. Em seguida, clique em "gerar código".

como-retirar-cpf-receita-federal

como-retirar-cpf-receita-federal

4º- Uma vez com o código de acesso gerado, você deverá acessar o portal e-CAC clicando AQUI e lá deverá preencher os dados do formulário. Em "Acesso via código de acesso", coloque o número do CPF, o código de acesso gerado, e a senha que você criou.

como-retirar-cpf-receita-federal

5º- Depois de entrar no sistema, clique em Cadastro CPF, e a seguir em Comprovante de inscrição.

como-retirar-cpf-receita-federal

6º- Seu CPF será gerado, e irá se parecer com o da figura abaixo. Imprima o documento e guarde, esse é seu novo CPF.

como-retirar-cpf-receita-federal

Obs: Guarde o código gerado e a senha, pois sua validade é por 2 anos, e você terá que utilizá-los sempre que quiser imprimir o comprovante de inscrição. Para verificar a autenticidade do novo documento, os interessados devem clicar AQUI e fornecer os dados contidos no documento.

Agradecimentos ao @marcelo pelo post.

6 Comentários:

Anônimo disse...

e quem não sabe o numero do cpf, faz o que?

Anônimo disse...

Muito obrigada!!! Foi super útil na resolução do meu problema!!!

Anônimo disse...

e que eu esqueci o n do meu cpf e agora o que que eu faço

Anônimo disse...

Tenho a mesma dúvida...quem não sabe o número faz como?

Anônimo disse...

DEPOIS DE DOIS ANOS SEM CPF, CONSEGUI POR CAUSA DESTE POST HAHA OBRIGADO

Anônimo disse...

preciso de meu cpf pois perdi o número e esqueci agora não tenho anotado em nenhum outro lugar. Agradeço se alguém poder me ajudar!!!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.