Processo de José Serra contra os blogs foi Arquivado

Em nome da liberdade de expressão, foi arquivada (felizmente!) a ação tucana contra os blogs e a blogosfera. Vejam abaixo:

jose-serra-processo-blogs-sujos
O procurador regional da República, adjunto José Jairo Gomes, determinou na quarta feira (1º) o arquivamento de ação movida pelo PSDB, cujo objetivo era impedir publicidade oficial em sites e blogs que não se alinhavam política e ideologicamente com os tucanos.
Na blogosfera, esta ação promovida à mando de José Serra, candidato do partido a prefeitura de São Paulo, foi entendida como uma tentativa de censura. Entre os alvos da ação estavam o site Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, e o Advivo, do também jornalista Luis Nassif.
Segundo os tucanos, esses e outros veículos estariam recebendo verbas do governo (via publicidade) para enaltecer o PT e depreciar o PSDB e seus candidatos. Ao negar o pedido, o procurador argumentou que a acusação carecia de provas ou de elementos que pudessem levar a uma investigação. Também enfatizou garantias constitucionais como liberdade de imprensa, liberdade de expressão e liberdade de manifestação.
Diz um trecho do parecer do procurador: "Inicialmente, observa-se que a representação encontra-se embasada exclusivamente na descrição de notícias veiculadas em jornais e revistas. Sequer se fez acompanhar de cópia das citadas notícias ou mesmo de informações completas de suas fontes. O parco embasamento da peça inviabiliza a verificação do verdadeiro conteúdo ou da veiculação das referidas notícias".
Os tucanos haviam juntado ao pedido matérias da revista Veja e dos jornais O Globo e Folha de São Paulo, nas quais esses veículos insinuam ou afirmam que os blogueiros estariam sendo beneficiados irregularmente. O que não foi provado. "Com efeito, sob a luz das normas restritivas do Eleitoral, as notícias da Revista Veja e dos jornais O Globo e Folha de São Paulo não trazem nada de relevante do ponto de vista jurídico", afirmou o procurador.

Minha opinião: É incrível! Além de querer calar os blogs e atacar a livre expressão de opinião das pessoas, José Serra e seus amigos, querem implantar uma nova ditadura na internet. Recentemente, até o ministro do STF, Gilmar Mendes, também entrou na justiça para isso... É notório, mas isto é típico de pessoas perigosas - postura de moralistas - que não querem sob pretexto algum conviver com outras pessoas cuja opinião é contrária à deles, e desejam também, no fundo, ter o poder de qualquer forma.

Fonte da notícia: Rede Brasil Atual

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.